Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOliveira, Marcus Aurelio Taborda de, 1964-pt_BR
dc.contributor.authorSouza, Cristiane dos Santos, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-18T19:10:40Z
dc.date.available2022-08-18T19:10:40Z
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/76541
dc.descriptionOrientador: Marcus Aurélio Taborda de Oliveirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2004pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Educação, Cultura e Tecnologiapt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho insere-se na linha temática "História e Historiografia da Educação", apresentado como requisito parcial à obtenção do grau de Mestre, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Tem por objetivo o debate acerca da condição da mulher professora vinculada à Instrução Pública de Curitiba, no início do século XX (1903-1927). Nesse período, a instrução paranaense passava por importantes debates e transformações; entre eles, a implantação dos primeiros grupos escolares, a seriação de ensino, a feminização consolidada no magistério primário, a criação dos primeiros jardins de infância e a Primeira Conferência Nacional de Educação. Há uma série de importantes considerações contidas nas páginas dos relatórios, regimentos, regulamentos e periódicos estudados neste trabalho marcando a presença da professora de maneira contraditória. Por vezes, as mesmas representações que apontavam a mulher como a mais indicada para o magistério eram usadas para impedir o seu acesso a essa profissão. Debates sobre a mulher e estudos de gênero são trazidos ao diálogo com as fontes, entendendo que a história dessas professoras se dava no âmbito das relações estabelecidas entre homens e mulheres envolvidos/as com a Instrução Pública. Enfim, entre submissões, resistências e rupturas, este trabalho busca verificar as opções firmadas pelas professoras enquanto responsáveis pela sua própria trajetória.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work is inserted to the thematic line "Education History and Historiography", presented as a partial demand to the obtainment of the Master degree, at the Education Post Graduation Program from Paraná Federal University. It aims the debate about the condition of the woman teacher linked to the Public Instruction of Curitiba, in the beginning of the 20th century (1903-1927). At that time, the instruction in Paraná went through important debates and transformations; among them, the establishment of the first elementary schools, the instruction grading, the consolidated feminization at the elementary teaching, the creation of the first kindergartens, and the First National Education Conference. There are several important considerations on the pages of the reports, internal rules, regulations and newsletters studied in this work, showing the woman teacher in a contradictory way. Sometimes, the same representations that indicated the woman as the most appropriated to the teaching work were used to impede their access to this profession. Debates about the woman and gender studies are brought into dialog with the sources, understanding that the history of these women teachers happened in the range of the relationships established among men and women involved in Public Instruction. Finally, among submission, resistance and break-ups, this work tries to verify the options signed by the women teachers while responsible for their own history.pt_BR
dc.format.extent109 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectEscolas publicaspt_BR
dc.subjectMulheres - Educaçãopt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA mulher professora na instrução pública de Curitiba (1903-1927) : um estudo na perspectiva de gêneropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples