Educaçao e qualidade : um estudo de caso nas escolas Marçal Justen e Manoel Ribas em Curitiba
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Date
2007Author
Moura, Luciana Gimenis de
Metadata
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Desenvolvimento econômico - Efeito da educaçãoEscolas - Controle de qualidade
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Monografia GraduaçãoAbstract
Resumo: Existe no Brasil uma variação da qualidade da educação ofertada pela rede municipal e estadual de ensino público, nos diferentes Estados do país e, até dentro de uma mesma cidade. As classes sociais com uma renda menos favorecida são, na maioria dos casos, as que têm acesso a pior educação. Com o IDEB 2005 foi possível classificar as escolas do país de acordo com a pontuação dos alunos na Prova Brasil, apontando como está o aprendizado deles nas matérias de português e matemática e ainda como está evasão nessas dependências. Analisando apenas o Paraná observou-se um resultado positivo, se comparado com as outras unidades da federação, mas ainda passível de políticas que levem a melhoria do aprendizado dos alunos no Estado. Ainda verificou-se, através de um estudo ce caso nas escolas melhor e pior colocadas no IDEB 2005 em Curitiba que as características do aluno, de sua família, influenciam o aprendizado principalmente em escolas que atendem uma classe social menos favorecida; enquanto a infra-estrutura da escola física e humana, e o projeto pedagógico exercem uma influencia maior sobre o aprendizado do aluno em escolas com uma classe social mais privilegiada.
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- Ciências Econômicas [1175]