Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAraújo, Rosane Cardoso de, 1968-pt_BR
dc.contributor.authorFerronato, Rafael Stefanichen, 1982-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.date.accessioned2022-07-04T12:52:00Z
dc.date.available2022-07-04T12:52:00Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/76522
dc.descriptionOrientadora: Prof. Dra. Rosane Cardoso de Araújopt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 25/04/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 237-244pt_BR
dc.description.abstractResumo: O processo de aprendizagem do violino passa por uma relação direta entre professor e aluno, na qual existem variáveis que podem afetar diretamente o desenvolvimento musical do estudante. Uma variável importante é a motivação, pois por meio dela, pode-se observar a relação entre o envolvimento na atividade realizada e o desenvolvimento musical. Outra variável relevante é o processo de gerenciamento do estudo, pois a forma como o estudante pratica interfere diretamente nos resultados da aprendizagem. Com isso, algumas questões surgiram para orientar a presente tese: qual a motivação que os levam a estudar violino? Será apenas para obter sucesso nas aulas ou pode haver motivações mais profundas? Como os alunos gerenciam o seu estudo cotidiano para apreender os conteúdos e desenvolver-se musicalmente no violino? Para verificar responder a essas questões, traçou-se como objetivo dessa pesquisa investigar, ao longo de dois anos, os aspectos motivacionais e metacognitivos que acompanham o processo de aprendizagem de estudantes iniciantes no violino em uma instituição de ensino superior do sul do Brasil. Como objetivos específicos, buscou-se analisar a motivação geral (intrínseca e/ou extrínseca) dos alunos sob a ótica da teoria da autodeterminação, além de verificar os processos metacognitivos dos estudantes desenvolvidos no contexto da disciplina. A hipótese desta pesquisa está apoiada na relação entre motivação, na perspectiva da autodeterminação, e a metacognição por meio da seguinte afirmação: os alunos, quanto mais autodeterminados, tornam-se mais conscientes em seu processo de aprendizagem e, portanto, promovendo processos metacognitivos. A metodologia utilizada para alcançar esse objetivo foi o Estudo de Desenvolvimento Longitudinal. Por meio desta metodologia foi possível acompanhar durante dois anos o processo de aprendizagem de três estudantes de violino no contexto do ensino superior. A coleta de dados inclui o uso da observação participante, a aplicação de um questionário e a realização de uma entrevista. Como resultado, pode-se constatar que ao promover os processos metacognitivos por meio da modelagem e pelo incentivo constante em processos de autorregulação, os participantes dessa pesquisa apresentaram elevados níveis motivacionais. Além disso, por mais que os participantes tivessem conhecimento de seus processos metacognitivos, identificou-se que os níveis motivacionais variaram ao longo do processo, muitas vezes apresentando-se baixos na medida em que os participantes não gerenciavam suficientemente e de forma otimizada seus tempos de estudo.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Learning the violin is a process that involves a direct relationship between teacher and student, in which there are variables that can directly impact the musical development of the student. An important variable is motivation, which through its influence allows us to observe the relationship between the involvement in certain activities and the musical development of the student. Another relevant variable is the study management process because the way the student practices interferes directly in the learning results. Therefore, some questions emerged to guide this thesis: what is the motivation that leads them to study violin? Is it only to succeed in the lessons or might there be deeper motivations? How do students manage their daily study to acquire the concepts and to develop musically on the violin? In order to answer these questions, the goal of this research was to investigate, over a two-year period, the motivational and metacognitive aspects that are involved in the learning process of beginner violin students at a higher education institution in southern Brazil. As main goal, it was aimed to analyze the general motivation (intrinsic and/or extrinsic) of the students from the perspective of self-determination theory, in addition to verifying the metacognitive processes of the students developed in the context of the violin lessons. The hypothesis of this research is based on the relationship between motivation, from the perspective of self-determination, and metacognition through the following statement: the more students are self-determined, the more conscious they become in their learning process and, consequentially, they promote metacognitive processes. The methodology used to achieve this goal was the Longitudinal Development Studies. Through this methodology it was possible to follow for two years the learning process of three violin students in the college context. Data collection includes the use of participant observation, the application of a questionnaire, and an interview. The results show that by promoting metacognitive processes through modeling and constant stimulation of self-regulation processes, the participants in this research showed high motivational levels. Additionally, as much as the participants were aware of their metacognitive processes, it was identified that motivational levels varied throughout the process, often presenting low levels of motivation as the participants did not manage their studying time sufficiently and optimally.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectViolino - Instrução e estudopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.titleUm estudo longitudinal sobre autodeterminação e processos metacognitivos na aprendizagem do violinopt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples