Núcleo de estágio e extensão do curso de Turismo da UFPR-NEEXTUR : o papel da extensão universitária e dos estágios para a empregabilidade dos estudantes e egressos de Turismo
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2021Author
Dutra, Victoria Xavier, 1999-
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Turismo - Estudo e ensinoEstudantes - Emprego
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Monografia Graduação DigitalAbstract
Resumo: As perspectivas do turismo como uma atividade econômica promissora e o apelo desenvolvimentista da atividade fizeram com que, na década de 1990, os cursos superiores de turismo no Brasil passassem por uma expansão abrupta e massiva. Contudo o crescimento quantitativo não foi acompanhado pelo desenvolvimento qualitativo, o que, em partes, gerou a diminuição no número de cursos e de pessoas interessadas na formação superior em turismo no Brasil. Entretanto, as consequências destas incongruências na formação superior em turismo no cenário nacional permanecem e ainda geram problemas para a formação em si e para o setor do turismo no geral, como o não alinhamento entre academia e mercado. Neste contexto, as práticas multiprofissionais, como os estágios e as atividades de extensão universitária, definem-se como um importante elemento no ambiente universitário. Isto pois estas práticas podem resultar em um maior envolvimento acadêmico, em qualificação pessoal e profissional, em complementação da formação e em uma aproximação entre a academia e o mercado. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo geral propor a criação de um Núcleo de Estágio e Extensão para o Curso de Turismo da Universidade Federal do Paraná - NEEXTUR. A pesquisa exploratória-descritiva, de caráter qualitativo e quantitativo, teve como objetivos específicos: 1) Descrever o desenvolvimento dos cursos superiores em turismo no Brasil de 1970 a 2020; 2) Compreender a empregabilidade do mercado de trabalho de turismo e suas problemáticas; e 3) Entender o papel da extensão universitária e dos estágios na formação profissional dos bacharéis em turismo. Para isso, foram utilizados dados de fontes primárias (questionários para docentes e discentes do Curso de Turismo da UFPR e para entidades de classe de Curitiba e Região Metropolitana) e de fontes secundárias (pesquisa bibliográfica e documental). Como resultado, identificou-se que tanto na visão das empresas do setor do turismo, quanto dos alunos e docentes, há uma lacuna na integração entre mercado e academia, que dificulta o atingimento de múltiplos interesses. Também observou-se que, para os agentes envolvidos (discentes, academia e mercado), o estágio e a extensão universitária influenciam na empregabilidade, pois estão intimamente ligados ao desenvolvimento profissional e pessoal dos acadêmicos. Estes resultados deram base e reiteraram a proposta de criação do NEEXTUR e de seus dois projetos de extensão vinculados, o Centro de Empregabilidade e o Centrode Qualificação, que irão promover o direcionamento da comunidade acadêmica da instituição ao mundo do trabalho, através de ações que visem a obtenção de vagas de estágio e emprego, além de fornecer uma formação continuada e permanente para os mesmos e para egressos e trabalhadores do turismo no geral, a partir de qualificações e treinamentos estratégicos. Desta forma, o NEEXTUR irá trabalhar com os cinco princípios da extensão universitária, como impacto e transformação social, e proporcionar um retorno social para o ensino superior de turismo e para outros cursos da Universidade Federal do Paraná, para os acadêmicos, egressos e trabalhadores do turismo no geral, e para o mercado do turismo. Abstract: The perspectives of tourism as a promising economic activity and the activity's developmental appeal meant that, in the 1990s, higher education courses in Brazil underwent an abrupt and massive expansion. However, quantitative growth was not accompanied by qualitative development, which, in part, led to a decrease in the number of courses and people interested in higher education in tourism in Brazil. However, the consequences of these inconsistencies in higher education in tourism on the national scene remain and still generate problems for training itself and for the tourism sector in general, such as the lack of alignment between academia and the market. In this context, multidisciplinary practices, such as internships and university extension activities, are defined as an important element in the university environment. This is because these practices can result in greater academic involvement, in personal and professional qualification, in complementing training and in a closer relationship between academia and the market. In this sense, the present work aimed to propose the creation of an Internship and Extension Center forthe Tourism Course at the Federal University of Paraná - NEEXTUR. The exploratory-descriptive research, qualitative and quantitative, had the following specific objectives: 1) Describe the development of higher education courses in tourism in Brazil from 1970 to 2020; 2) Understand the employability of the tourism labor market and its problems; and 3) Understand the role of university extension and internships in the professional training of bachelors in tourism. For this purpose, data from primary sources (questionnaires for professors and students of the Tourism Course at UFPR and for class entities in Curitiba and the Metropolitan Region) and secondary sources (bibliographic and documentary research) were used. As a result, it was identified that both in the view of companies in the tourism sector, as well as students and teachers, there is a gap in the integration between market and academia, which makes it difficult to achieve multiple interests. It was also observed that, for the agents involved (students, academia and market), the internship and university extension influence on employability, as they are closely linked to the professional and personal development of academics. These results supported and reiterated the proposal to create NEEXTUR and its two linked extension projects, the Employability Center and the Qualification Center, which will promote the direction ofthe institution's academic community to the world of work, through actions that aim at obtaining internship and employment vacancies, in addition to providing continuous and permanent training for them and for graduates and tourism workers in general, based on strategic qualifications and training. In this way, NEEXTUR will work with the five principles of university extension, such as impact and social transformation, and provide a social return for higher education in tourism and other courses at the Federal University of Paraná, for academics, graduates and workers from tourism in general, and for the tourism market.
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- Turismo [219]