Paraná sobre rodas : uma proposta a partir das práticas de motorhome no Brasil
Abstract
Resumo: Este estudo tem por objetivo geral analisar as práticas turísticas dos viajantes de motorhome no Brasil. Apresenta-se uma contextualização do tema com base em estudos nacionais sobre o assunto, assim como o panorama do mercado brasileiro destes equipamentos. As metodologias utilizadas para a realização deste projeto foram: pesquisa bibliográfica (artigos científicos e outros tipos de publicações) e pesquisa empírica, que compreendeu a aplicação de questionários online junto a pessoas que se utilizam destes equipamentos em suas viagens. Verificou-se, a partir da amostra obtida (19 participantes), que a maioria destes turistas possui acima de 50 anos de idade e viaja acompanhada pelo cônjuge. Entre os destinos favoritos, muitos estão localizados nas regiões Sul e Sudeste do país, de aspectos naturais. São motivados pela autodescoberta e a necessidade de escapar da rotina da vida urbana, explorando sustentavelmente novas localidades e culturas. Concluiu-se que este mercado, apesar ainda de pouco expressivo no país, apresenta potencial para fomentar o mercado turístico do Brasil, justificando a necessidade de um aprofundamento desta discussão em âmbito acadêmico. Abstract: This study aims to analyze the tourist practices of motorhome travelers in Brazil. A contextualization of the theme based on national studies on the subject is presented, as well as the panorama of the Brazilian market for this equipment. The methodologies used to carry out this project were: bibliographical research (scientific articles and other types of publications) and empirical research, which included the application of online questionnaires with people who use this equipment on their trips. From the sample obtained (19 participants), it was found that most of these tourists are over 50 years of age and travel accompanied by their spouse. Among the favorite destinations, many are located in the South and Southeast regions of the country, with natural aspects. They are motivated by self-discovery and the need to escape the routine of urban life, sustainably exploring new locations and cultures. It was concluded that this market, although still not very expressive in the country, has the potential to promote the tourist market in Brazil, justifying the need to deepen this discussion in the academic sphere
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- Turismo [219]