Megatendências e transformação digital no turismo no contexto de agências de viagem
Resumo
Resumo: O presente Projeto de Planejamento e Gestão em Turismo refere-se a importância das transformações digitais e das megatendências no setor de turismo, assim, contribuindo para o desenvolvimento das agências de viagem e subsequentemente sendo proposta, a fim de aprimorar seu crescimento, uma consultoria referente atransformação digital das empresas. Para tanto, discute no referencial teórico as considerações do turismo 4.0, para em seguida adentrar no agenciamento de viagens, desde a sua tipologia tradicional até as Travel Techs, para seguir e apresentar as megatendências e o turismo, e o impacto da transformação digital nesse contexto. Nesse contexto, apresenta como objetivo geral compreender a relação entre as megatendências e a transformação digital no contexto das agências de viagem, que para ser alcançado lançou mão de quatro objetivos específicos e empregou, metodologicamente a pesquisa bibliográfica e documental, seguida de uma pesquisa de campo, por meio de um survey realizado com as Travel Techs brasileiras tendo enfoque no agenciamento de viagens. Os resultados evidenciaram como atransformação do 4.0 impactou diretamente no setor do turismo juntamente com as consequências sofridas, podendo-se dizer que nem todas as megatendências são voltadas às transformações digitais porém se interligam, tornando necessário seu entendimento para as empresas se posicionarem diante de um mercado competitivo. Além disso, foi possível compreender o papel das megatendências e da transformação digital na configuração das Travel Techs, concluindo-se que ambas são estratégias pertinentes para o setor de agenciamento e ressaltando como as tecnologias otimizam, aceleram e deixam os processos mais ágeis. Com o intuito de ter uma empresa especializada em Transformação Digital para atender as agências de viagens, criou-se a Gency Turismo & Consultoria, empresa voltada aos estudos de comportamento do consumidor, relatórios de tendência e pesquisa de mercado, como base trazer as agências de viagens ao Turismo 4.0 e a era da transformação digital. Por fim, pode-se dizer que a pesquisa sofreu limitações, principalmente por conta da pandemia de COVID-19 e com a carência de artigos científicos acerca da temática,. Propõe-se futuramente a aplicação do projeto, uma vez que o presente estudo tem uma forte contribuição para o mercado, juntamente com a continuidade do Travel Techs e transformação digital. Abstract: This Tourism Planning and Management Project addresses the importance of digital transformations and megatrends in the tourism sector, this contributing to the development of travel agencies and subsequently being proposed, in order to enhancetheir growth, a consultancy regarding the digital transformation of companies. Therefore, it discusses in the theoretical framework the considerations of tourism 4.0, and then enters travel agency, from its traditional typology to travel techs, to follow and present megatrends and tourism, and the impact of digital transformation in this context. In this context, it presents as a general objective to understand the relationship between megatrends and digital transformation in the context of travel agencies, which, in order to be achieved, made use of four specific objectives and methodologically employed bibliographical and documentary research, followed by a research of field, through a survey carried out with Brazilian travel techs focusing on travel agency. The results showed how the 4.0 transformation directly impacted the tourism sector along with the consequences suffered, it can be said that not all megatrends are aimed at digital transformations, but they are interconnected, making their understanding necessary for companies to position themselves in front of a competitive market. In addition, it was possible to understand the role of megatrends and digital transformation in the configuration of Travel Techs, concluding that both are relevant strategies for the agency sector and highlighting how technologies optimize, accelerate and make processes more agile. In order to have a company specialized in Digital Transformation to serve travel agencies, Gency Turismo & Consultoria was created, a company dedicated to studies of consumer behavior, trend reports and market research, as a basis to bring travel agencies as a basis. trips to Tourism 4.0 and the era of digital transformation. Finally, it can be said that the research suffered limitations, mainly due to the COVID-19 pandemic and the lack of scientific articles on the subject. It is proposed to apply the project in the future, since the present study has a strong contribution to the market, along with the continuity of travel techs and digital transformation.
Collections
- Turismo [235]