Modelo de 3 fatores fama e french : uma análise do poder explicativo para dados de ações brasileiras de 2010 a 2019
Abstract
Resumo : Este estudo apresenta um histórico do desenvolvimento de modelos de precificação de ativos e analisa comparativamente o poder explicativo do modelo de três fatores no mercado brasileiro. Os testes deste estudo utilizam 24 ativos aleatoriamente escolhidos no mercado brasileiro, com a formação de 4 carteiras para o período de 2010-2019. É testado inicialmente o Modelo de 1 Fator CAPM em cada carteira, seguido da adição dos 2 Fatores, Tamanho (SMB) e Valor (HML), com novos testes comparativos de poder explicativo. Adicionalmente, outros 2 modelos são testados para os portfólios, cada um deles com a adição individual de cada fator ao Modelo CAPM inicialmente proposto. É possível observar em todos os testes com a adição de novos fatores que há incremento no poder explicativo para todas as novas variáveis. Após a execução dos testes os resultados das regressões são discutidos e comparados com os resultados das regressões encontrados por outros estudos do modelo proposto.
Collections
- Ciências Econômicas [2033]