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    O uso de estratégias psicológicas no consumo de jogos eletrônicos : uma análise das microtransações à luz da economia comportamental

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    DANIEL_F_S_CORDEIRO.pdf (4.188Mb)
    Date
    2021
    Author
    Cordeiro, Daniel Franscisco Scolaro
    Metadata
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    Subject
    Jogos eletronicos - Aspectos econômicos
    Economia - Aspectos psicológicos
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Graduação Digital
    Abstract
    Resumo : A indústria de jogos eletrônicos é a mais relevante em termos de usuários e em arrecadação financeira do setor de entretenimento nesta década, superando tanto a indústria fonográfica quanto o cinema. As produtoras de jogos fazem uso de estratégias com capacidade de gerar o engajamento dos usuários, como a imersão, a conquista e a sociabilidade. A principal forma de monetização desse entretenimento se dá através das microtransações, que vendem itens funcionais e de personalização. Com base nisso, os desenvolvedores de jogos têm como intuito aumentar a retenção do jogador, com fim de acrescer ao máximo a monetização. Em particular, foram investigadas as ferramentas comportamentais utilizadas pela Electronic Arts em sua principal franquia, FIFA Ultimate Team. A luz da economia comportamental, esse estudo se propôs a identificar e analisar estratégias psicológicas utilizadas pela indústria de videogame. Como pilar analítico foi utilizada a teoria dos prospectos e os diversos efeitos cognitivos relacionados a ela. Foi possível concluir que as produtoras de jogos utilizam estratégias as quais alteram a motivação do consumidor de intrínseca para extrínseca pelo uso eficiente de artifícios comportamentais. Desta maneira, os jogos têm o poder de incentivar o gasto impulsivo do consumidor, independentemente de expressarem insatisfação com o produto.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/76439
    Collections
    • Ciências Econômicas [1175]

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