O cafe como produto diferenciado no Brasil
View/ Open
Date
2007Author
Santos, Andressa Lass Scherer
Metadata
Show full item recordSubject
Café - Comércio - Brasilxmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
Monografia GraduaçãoAbstract
Resumo: O Brasil é o maior produtor e exportador de café no mundo. É o segundo maior consumidor, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. O principal elemento da competitividade é o custo de produção do café que apresenta vantagens comparativas junto aos demais produtores, devido ao grande e variado complexo cafeeiro brasileiro. O mercado de cafés especiais é o que mais cresce no mundo atualmente e pode-se perceber um aumento em investimento em busca de qualidade e capacidade tecnológica. O país vem liderando esse processo tecnológico com boas perspectivas de crescer no mercado internacionalmente. A cadeia produtiva do café envolve o grão verde, o café torrado e moído e os cafés especiais como o gourmet, o orgânico, o de origem certificada e o sustentável. Dentro desse contexto dos cafés especiais, o aumento do número de estabelecimentos especializados em oferecer cafés de qualidade e preço superior indicam também uma nova fase de consumidores exigentes.
Collections
- Ciências Econômicas [1149]