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dc.contributor.advisorAlmeida, José Felipe Araujo de, 1979-pt_BR
dc.contributor.authorCarvalho, Hosana da Silvapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicaspt_BR
dc.date.accessioned2022-06-13T15:06:32Z
dc.date.available2022-06-13T15:06:32Z
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/76392
dc.descriptionOrientador: Jose Felipe de Almeidapt_BR
dc.descriptionMonografia(Graduaçao) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Ciencias Econômicaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O consumo de aparelhos celulares, desde a sua implantação no mercado brasileiro, vem crescendo de forma considerável. Se no princípio o aparelho representava um produto de difícil acesso por parte do consumidor, onde o preço era o fator de maior relevância, hoje além das facilidades oferecidas para aquisição, à tecnologia utilizada na construção desses aparelhos é cada vez maior. Pode-se afirmar que um telefone tenha como função principal a comunicação via voz. Com a tecnologia utilizada na telefonia celular, essa função é apenas mais uma, conjuntamente, podemos encontrar celulares com sistemas de comunicação via textos com os torpedos, sistemas de músicas com mp3, sistemas de foto e filmagem, dentre outras funções. As inovações representam uma das ferramentas para a conquista de maior número de consumidores. As instituições de consumo também representam um fator importante ao se tratar de telefonia celular, na medida em que existem hábitos de consumo e a formação de grupos de referência além do processo de aprisionamento possível de existir em função dos produtores buscarem também a fidelidade do consumidor. No quadro brasileiro, existe ainda o fato das telecomunicações terem sido privatizadas na década de 1990, com a criação da ANATEL, Agência Nacional de Telecomunicações. Esse órgão definiu como uma de suas metas iniciais a universalização das telecomunicações, fixa e móvel, ou seja, a busca de um número maior de consumidores. Com essas mudanças, o setor tornou-se altamente dinâmico e competitivo.pt_BR
dc.format.extent31 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectSistemas de telefonia celular - Brasilpt_BR
dc.titleAumento no consumo de telefones celulares no Brasil : 1998-2004pt_BR
dc.typeMonografia Graduaçãopt_BR


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