Analise da transmissao de preços e margens de comercializaçao da gasolina tipo C na Regiao Metropolitana de Curitiba, de 2002 a 2007
Resumo
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar as margens de comercialização da cadeia produtiva da gasolina tipo C na Região Metropolitana de Curitiba e os fatores que as influenciam, no período de janeiro de 2002 a maio de 2007. Esse período foi escolhido a fim de observar os efeitos da liberação dos preços pelo governo federal sobre o mercado. A participação do produtor, da distribuidora e do varejista na composição do preço final foi de 85,5%, 4,44% e 10,05%, respectivamente, no último período analisado. Sendo que a refinaria foi o setor que teve o maior aumento da sua margem neste período. Os fatores que influenciaram as margens de comercialização foram o preço de venda no varejo, os insumos de comercialização (transporte) e as matérias-primas (álcool anidro e a gasolina tipo A).
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- Ciências Econômicas [2072]