dc.contributor.advisor | Carvalho, Paulo César de Faccio | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Marcos Augusto Paladini dos | pt_BR |
dc.contributor.other | Moraes, Anibal de, 1956- | pt_BR |
dc.contributor.other | Santos, Davi Teixeira dos | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Programa de Pós-Graduação em Agronomia - Produção Vegetal | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-03T18:42:13Z | |
dc.date.available | 2022-08-03T18:42:13Z | |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/76370 | |
dc.description | Orientador: Profº. Dr. Paulo César de Faccio Carvalho | pt_BR |
dc.description | Coorientadores: Profº Dr. Anibal de Moraes, Dr. Davi Teixeira dos Santos | pt_BR |
dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Agronomia - Produção Vegetal. Defesa : Curitiba, 17/07/2017 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Um estudo do Programa de Produção Integrada em Sistemas Agropecuários (PISA), implantado na região das Missões – RS, pelo SEBRAE-RS, em arranjo interinstitucional com vários parceiros. Os dados de avaliação social (família, trabalho, projetos de vida, domínio tecnológico, lazer e ATER, entre outros) deste programa foram levantados a partir do acompanhamento de Unidades de Difusão Tecnológicas (UDTs) e Unidades Produtivas (UPs); da observação da relação entre consultores e os produtores; bem como da metodologia utilizada nesta inter-relação, o que possibilitou a identificação dos elementos essenciais de aprendizagem para a Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), bem como captar a metodologia utilizada para implantação e funcionamento do PISA. Com a análise dos resultados da execução, no período de 2011 a 2014 do PISA, na citada região, foram observados e constatados os resultados de transformação social e empoderamento dos produtores participantes do programa. A metodologia da pesquisa foi exploratória e descritiva, com delineamento ex-post facto, e quali-quantitativa. Desta forma surge a possibilidade de trocas de conhecimentos explícitos e tácitos, que propiciam aos produtores a ampliação da qualidade de vida, autoestima e empoderamento. O estudo é composto de três artigos cujos objetivos foram: i) proposta metodológica de ATER para implantação e funcionamento do PISA; ii) identificar os elementos essenciais de aprendizagem para ATER na metodologia PISA e iii) avaliar o PISA como tecnologia de transformação social e empoderamento. Os resultados obtidos demonstraram que os mesmos não podem ser considerados como produto, mas sim, como um processo que envolve aprendizagem, aplicação de conceitos, ferramentas, rede de parcerias e informações clusterizadas, e sua aplicação customizada por consultores com competências e habilidades específicas. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: A study of the Integrated Production Program in Agricultural Systems (PISA), implemented in the region of Missões - RS, by SEBRAE-RS in an interinstitutional arrangement with several partners. The data of social evaluation (family, work, life projects, technological domain, leisure and ATER among others) of this program were raised following the Technological Diffusion Units (UDTs) and Productive Units (Ups); observation of the relationship between consultants and producers, as well as the methodology used in this interrelationship; which enabled the identification of the essential learning elements for Technical Assistance and Rural Extension (ATER), as well as the capture of the methodology used for the implementation and operation of PISA. The analysis of the results of the execution was in the period from 2011 to 2014 of PISA, in that region, observing and noting the results of social transformation and empowerment of the producers participating in the program. The research methodology was exploratory and descriptive, with an ex-post facto design and qualitative-quantitative objective. In this way, comes up the possibility of explicit and tacit exchanges of knowledge, which allow the producers to increase their quality of life, self-esteem and empowerment. Composes this study three articles whose objectives were: i) ATER methodological proposal for PISA implementation and operation; ii) identify the essential learning elements for ATER in the PISA methodology and; iii) evaluate PISA as a technology for social transformation and empowerment. The results obtained showed that they can't. be considered as a product, but rather as a process involving learning, application of concepts, tools, partnerships and clustered information, and its customized application by the consultants with specific skills and abilities. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Multilingua | pt_BR |
dc.language | Texto em português e inglês | pt_BR |
dc.language | poreng | pt_BR |
dc.subject | Producao integrada | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento rural | pt_BR |
dc.subject | Sistemas agricolas | pt_BR |
dc.subject | Agropecuária | pt_BR |
dc.subject | Extensão rural | pt_BR |
dc.subject | Agronomia | pt_BR |
dc.title | Produção Integrada de Sistemas Agropecuários - PISA : inovação tecnológica como fator de transformação social | pt_BR |
dc.type | Tese Digital | pt_BR |