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    Curso de maricultura como subsídio a sua implantação no litoral do Paraná : aplicação na comunidade do Rio Maciel (Pontal do Paraná-PR)

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    SILVA, Hugo Juliano Hermogenes da.pdf (52.86Mb)
    Date
    2010
    Author
    Silva, Hugo Juliano Hermógenes da, 1987-
    Metadata
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    Subject
    Educação ambiental
    Aquicultura
    Comunidades costeiras
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Graduação
    Abstract
    No presente ano de 2010 foi aprovada a licitação e liberação de águas públicas da união com destinação a ostreicultura para a região da comunidade do Rio Maciel (Baia de Paranaguá, PR), havendo processos similares para outras localidades do Litoral do Paraná, significando o começo de uma nova etapa no impulso da maricultura na região. Em função do anterior, surgiu a inquietação de colaborar com esse processo, pensando inicialmente em uma proposta educativa que contribuisse para uma melhor formação em maricultura do público envolvido da comunidade do Maciel. Para isso, se passou por uma etapa inicial de diagnóstico mediante a qual se levantaram os antecedentes de maricultura na comunidade, visando compreender os sucessos e insucessos da mesma, suscitar elementos ao curso e detectar as pessoas interessadas neste. Idealizou-se assim, um mini-curso cujos conteúdos estão definidos em apresentações em Power Point, cartilha e oficinas, resultando no desenho de um seminário contendo os principios básicos e as estratégias para o desenvolvimento da maricultura. O seminário foi realizado pelo Laboratório Sócio-ambiental do Centro de Estudos do Mar (UFPR) em novembro de 2010, contando com a colaboração de instituições envolvidas com a aquicultura. Mediante planejamento especifico se levantaram dados para a avaliação desta experiência. Assim, esta monografia apresenta primeiro, o diagnóstico de antecedentes da maricultura na Vila do Maciel, a elaboração do curso para ser aplicado nesta, e o relato sistemático do seminário, assim como a sua avaliação. Considerando os resultados positivos, acredita-se que planejamento, estruturação e execução desta proposta educativa poderão ser realizados para outros públicos interessados em aqüicultura no litoral do Paraná, constituindo uma forma de intervenção ativa e comprometida da universidade pública neste relevante processo de implantação de atividades geradoras de renda nas comunidades pesqueiras, visando que atendam as sustentabilidades econômica, social e ecológica. Palavras chave: educação ambiental; aqüicultura; extensionismo; comunidades costeiras; litoral do Paraná.
     
    In the current year (2010) was approved by the Brazilian federal government the bid and release of public waters with destination to oyster farming to the region of the Rio Maciel community (Paranaguá Bay, PR), with similar processes for other parts of the coast of Paraná, which meaning the beginning a new stage in the momentum of mariculture in the region. According to the above, there was the concern to collaborate with this process, thinking initially in an educational proposal that would contribute to better training in mariculture of the public involved of the Maciel community. For this, we went through an initial stage of diagnosis by which rose up the mariculture history of the community, to understand the successes and failures of the same, raise elements to the course and detect people interested in this. Thus was conceived a mini-course whose contents are defined in PowerPoint presentations, booklets and workshops, resulting in the design of a seminar containing the basic principles and strategies for the development of mariculture. The Socio-Environmental Laboratory of Marine Studies Centre (UFPR) held the seminar in November 2010, with the collaboration of government institutions involved in aquaculture. On specific planning, data were collected to evaluate this experience. Thus, this monograph presents first, the historical diagnosis of mariculture in the Maciel community, the development of the course that was applied, and the systematic report of the seminar, as well as its evaluation. Considering the positive results, it is believed that the planning, structuring and execution of this educational proposal may be made to others interested in aquaculture in the coast of Paraná, constituting a form of active intervention and commitment of the public university in this important process of implementation of income generating activities in fishing communities, In order to meet the economic, social and ecological sustainability of marine aquaculture. Keywords: environmental education: aquaculture: extensionism; coastal communities; coast of Paraná.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/76365
    Collections
    • Oceanografia [241]

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