Levantamento de mamíferos atropelados nos biomas brasileiros
Abstract
Resumo: O Brasil é um dos países de maior riqueza de espécies do mundo, principalmente devido as particularidades de suas regiões biogeográficas. Com sua extensão continental, é essencial a existência de infraestruturas viárias para fluxo de pessoas e mercadorias entre as regiões. Todavia, a presença de rodovias gera diversos impactos diretos à biodiversidade, entre eles o atropelamento de fauna silvestre. Assim, este trabalho teve como objetivos a obtenção de dados a partir da literatura de mamíferos silvestres atropelados nos seis biomas brasileiros, a comparação da fauna afetada entre as regiões, a quantificação dos atropelamentos avaliando as proporções em que as espécies são atingidas, abordando as questões de vulnerabilidade e a necessidade de conservação frente aos atropelamentos. Foram realizadas pesquisas sistemáticas para a obtenção dos dados em sites com ferramentas de busca acadêmicas (Scopus, Google Acadêmico, SCIELO, Research Gate, Periódicos da CAPES e BDTD). Os dados obtidos foram organizados em tabelas, contendo a classificação dos animais, nome popular e científico, quantidade de atropelamentos e status de conservação da espécie no Brasil. Outros dados foram compilados quando julgados interessantes. Foram encontrados 115 trabalhos para os biomas da Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica e Pampa. O bioma da Mata Atlântica foi o que apresentou o maior volume de trabalhos (41), seguido pelo Cerrado (34), Pampa (14), Amazônia (13), Caatinga (7) e Pantanal (7). A espécie mais afetada por atropelamento em infraestruturas viárias no país foi o Didelphis albiventris, o qual também foi o mais atropelado no bioma da Amazônia, Mata Atlântica e Pampa. O segundo mais impactado no Brasil foi o Cerdocyon thous, sendo o primeiro no Pantanal, na Caatinga e no Cerrado. Apesar destes animais não apresentarem riscos de extinção, são essenciais na dispersão de sementes e controle de pequenos animais. Se analisado a relação entre a riqueza total das espécies atropeladas e as espécies ameaçadas de extinção, as rodovias do Pantanal apresentam maiores riscos para as espécies ameaçadas, seguido da Caatinga, Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica e Pampa. Os achados também reforçaram a escassez de pesquisas na área, principalmente em biomas tradicionalmente pouco estudados como a Caatinga e o Pantanal. Abstract: Brazil is one of the countries with the greatest richness of species in the world, mainly due to the particularities of its biogeographic regions. With its continental extension, the existence of road infrastructures for people flow and goods between regions is essential. However, the presence of highways generates several direct impacts on biodiversity, including the running over of wild fauna. Thus, this study aimed to obtain data from the literature on road-killed mammals in the six Brazilian biomes, the comparison of the affected fauna between the regions, and the quantification of roadkills evaluating the proportions in which the species are affected, addressing the questions of vulnerability and the need for conservation. Systematic research was carried out to obtain data on sites with academic search tools (Scopus, Google Scholar, SCIELO, Research Gate, CAPES Periodicals, and BDTD). The obtained data were organized in tables, containing the classification of the animals, popular and scientific names, number of roadkill, and conservation status of the species in Brazil and IUCN. Other data were compiled when deemed interesting. A total of 115 studies were found for the Amazon, Caatinga, Cerrado, Pantanal, Atlantic Forest, and Pampa biomes. The Atlantic Forest biome presented the highest volume of studies (41), followed by Cerrado (34), Pampa (14), Amazon (13), Caatinga (7), and Pantanal (7). The most affected species by being run over in the country was Didelphis albiventris, which was also the most run over in the Amazon, Atlantic Forest, and Pampa biomes. The second most impacted species in Brazil was Cerdocyon thous, being the first in the Pantanal, Caatinga, and Cerrado. Although these animals do not present risks of extinction, they are essential in seed dispersal and control of small animals. If analyzing the ratio between the total richness of the road-killed species and the endangered species, the highways of the Pantanal present greater risks for threatened species, followed by the Caatinga, Amazon, Cerrado, Atlantic Forest, and Pampa. The findings also reinforced the scarcity of research in the Road Ecology field, especially in biomes traditionally understudied such as the Caatinga and the Pantanal.
Collections
- Dissertações [246]