dc.contributor.advisor | Gonçalves, Flávio de Oliveira, 1972- | pt_BR |
dc.contributor.author | Mascena, Martton | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-06T19:55:27Z | |
dc.date.available | 2022-06-06T19:55:27Z | |
dc.date.issued | 2007 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/76300 | |
dc.description | Orientador: Flavio Gonçalves | pt_BR |
dc.description | Monografia(Graduaçao) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Ciencias Econômicas | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Programas de accountability no sistema educacional é um conjunto de exigências para maiores informações sobre os resultados dos sistemas escolares, as quais se tornam públicas. Este trabalho tem por objetivo compreender e descrever o conceito e características (objetivos, metas, mensurações, causas e conseqüências) de políticas de accountability no sistema educacional e avaliar os resultados desses programas em três estados brasileiros: Ceará, Rio de Janeiro e Minas Gerais, que implementaram programas de accountability em seus sistemas educacionais. Verificou-se através dos testes do SAEB realizados nos últimos anos nos estados acima analisados que devido a pouca responsabilização política dos governos locais e interesses coorporativos, não teve o resultado esperado, aumento do desempenho dos alunos como em países que utilizam deste programa há algumas décadas. | pt_BR |
dc.format.extent | 45 f. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Responsabilidade educacional | pt_BR |
dc.subject | Auditoria - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Controladoria - Educação | pt_BR |
dc.subject | Supervisão escolar | pt_BR |
dc.title | Accountability no sistema educacional brasileiro | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação | pt_BR |