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dc.contributor.advisorGonçalves, Flávio de Oliveira, 1972-pt_BR
dc.contributor.authorMascena, Marttonpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicaspt_BR
dc.date.accessioned2022-06-06T19:55:27Z
dc.date.available2022-06-06T19:55:27Z
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/76300
dc.descriptionOrientador: Flavio Gonçalvespt_BR
dc.descriptionMonografia(Graduaçao) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Ciencias Econômicaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Programas de accountability no sistema educacional é um conjunto de exigências para maiores informações sobre os resultados dos sistemas escolares, as quais se tornam públicas. Este trabalho tem por objetivo compreender e descrever o conceito e características (objetivos, metas, mensurações, causas e conseqüências) de políticas de accountability no sistema educacional e avaliar os resultados desses programas em três estados brasileiros: Ceará, Rio de Janeiro e Minas Gerais, que implementaram programas de accountability em seus sistemas educacionais. Verificou-se através dos testes do SAEB realizados nos últimos anos nos estados acima analisados que devido a pouca responsabilização política dos governos locais e interesses coorporativos, não teve o resultado esperado, aumento do desempenho dos alunos como em países que utilizam deste programa há algumas décadas.pt_BR
dc.format.extent45 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectResponsabilidade educacionalpt_BR
dc.subjectAuditoria - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectControladoria - Educaçãopt_BR
dc.subjectSupervisão escolarpt_BR
dc.titleAccountability no sistema educacional brasileiropt_BR
dc.typeMonografia Graduaçãopt_BR


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