Qualidade da educação e desenvolvimento economico
Abstract
Resumo: O intuito principal deste trabalho consiste em colocar em evidência e aprofundar as discussões relativas a educação como fator de desenvolvimento econômico das nações, logo em seguida analisar a qualidade de ensino público no Brasil, principalmente ensino básico (fundamental) em relação aos outros países, destacando os principais fatores que afetam positivamente e negativamente o desempenho dos estudantes de até 15 anos de idade. Buscou-se através do relatório nacional do SAEB 2001/2003 e do relatório internacional do PISA 2003, compreender os fatores que afetam o desempenho dos estudantes. A avaliação dos estudantes visa obter um entendimento de quais as habilidades e competências que estes possuem e a capacidade de utilizarem o que tem aprendido na escola em resoluções de problemas do dia a dia, apontando para a necessidade do Brasil e especificamente a cidade de Curitiba, em melhorar seus níveis de desempenho e escolaridade, tem em vista as exigências do novo modelo de desenvolvimento econômico voltado para a valorização e desenvolvimento do conhecimento.
Collections
- Ciências Econômicas [2033]