A organização do trabalho pedagógico no cotidiano das figurações escolares
Date
2021Author
Oliveira, Flávia Regina de, 1980-
Metadata
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Educação - ParanáEscolas publicas - Paraná
Prática de ensino
Escolas - Organização e administração
Pedagogos
Educação
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Dissertação DigitalAbstract
Resumo: O objetivo dessa investigação é problematizar o campo da organização do trabalho pedagógico na escola pública, no contexto de atuação do pedagogo, analisando o dispositivo pedagógico nos processos de escolarização. As discussões sobre a organização dos contextos escolares e com o ocorrem as relações nesses espaços vem acompanhando o desenvolvimento da sociedade moderna e é tema imprescindível para as reflexões relacionadas às pesquisas envolvendo a educação. Na conjectura de investigar a escola num a perspectiva de figuração social, o pedagogo escolar é compreendido com o um profissional fundamental nos processos de organização escolar. A organização do trabalho pedagógico contempla ações desenvolvidas principalmente pelo pedagogo, que visam dar suporte as questões pedagógicas envolvendo estudantes e professores, porém não se resume somente a esses atores. Para as análises teóricas foram utilizados principalmente Michel de Certeau e Norbert Elias, além de Julia Varela, J. A. Comenius e Condorcet. A metodologia com abordagem qualitativa do tipo interpretativa foi construída a partir dos apontamentos de Howard S. Becker, Robert E. Stake. A análise de dados indicou que o pedagogo enfrenta diariamente o desafio de construir sua identidade profissional a partir das suas experiências e vivências em relação as práticas, existindo um descompasso entre o que a mantenedora pensa e orienta e com o realmente é o cotidiano escolar. O campo da organização do trabalho pedagógico faz parte de um continuum crescente de investigação que está sujeito a revisões, críticas e aperfeiçoamento fruto de novas investigações, tendo em vista que as práticas pedagógicas são processos em construção. Abstract: The objective of this investigation is to problematize the field of organization of pedagogical work in public schools, in the context of the pedagogue's performance, analyzing the pedagogical device in schooling processes. Discussions about the organization of school contexts and how relationships occur in these spaces have been following the development of modern society and are an essential topic for reflections related to research involving education. In the conjecture of investigating the school from a social figuration perspective, the school pedagogue is understood as a fundamental professional in the processes of school organization. The organization of the pedagogical w ork includes actions developed mainly by the pedagogue, which aim to support pedagogical issues involving students and teachers, but it is not limited to these actors alone. For theoretical analysis, Michel de Certeau and Norbert Elias were used, as well as Julia Varela, J. A. Comenius and Condorcet. The methodology with a qualitative approach of the interpretive type was built from the notes of Howard S. Becker, Robert E. Stake. Data analysis indicated that pedagogues face the daily challenge of building their professional identity based on their experiences and experiences in relation to practices, with a mismatch between what the sponsor thinks and guides and how everyday school life really is. The field of pedagogical w ork organization is part of a growing continuum of investigation that is subject to revisions, criticisms and improvement resulting from new investigations, considering that pedagogical practices are processes under construction.
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