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dc.contributor.advisorBraga, Sérgio Soares, 1965-pt_BR
dc.contributor.authorMacedo, Márcio Giovani, 1980-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ciência Políticapt_BR
dc.date.accessioned2022-06-30T15:52:16Z
dc.date.available2022-06-30T15:52:16Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/76163
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Sérgio Soares Bragapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política. Defesa : Curitiba, 15/03/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 87-93pt_BR
dc.description.abstractResumo: Nos últimos anos, têm-se desenvolvido diversos debates sobre o uso das mídias digitais pelos parlamentares de diversas democracias. Cada vez mais, pode-se observar a crescente utilização de tais tecnologias da informação pela classe política em distintos níveis administrativos — tanto em períodos eleitorais como não eleitorais. No campo de internet e política, produziu-se um grande corpo de estudos acerca do Facebook e do Twitter; mais recentemente, Instagram, WhatsApp e YouTube ganharam maior destaque nas análises dos especialistas da área. Verifica-se, de maneira geral, que os social media possuem grande importância para numerosos atores sociais no espectro ideológico, pois esses agentes políticos têm empregado essas plataformas digitais, de maneira cada vez mais intensiva, como espaços de autopromoção, gerenciamento de imagem pública, disseminação de narrativas, exercício de accountability e interação com suas bases de apoio. O presente estudo visa fazer uma análise da utilização das mídias digitais pelos deputados estaduais brasileiros na legislatura 2019-2023, concentrando-se na adoção do YouTube. Objetiva-se compreender como essa fração da classe política está utilizando a ferramenta no período não eleitoral. O recorte abrange um certo período da legislatura ordinária: de janeiro de 2019 a maio de 2020. Com isso, busca-se responder às seguintes questões centrais: quais os padrões de uso do Youtube pelos deputados estaduais brasileiros ao longo do recorte analisado? Haveria indícios de campanha permanente na atuação dos políticos na referida rede digital? Existiriam indícios de discurso populista nos vídeos do deputado estadual com maior número de visualizações? Para o mapeamento do uso do YouTube pelos deputados estaduais, serão utilizados os metadados dos canais dos parlamentares disponibilizados em suas respectivas páginas, através da ferramenta YouTube Data Tools. Métricas como número de inscritos, visualizações e data de entrada foram analisadas no intuito de produzir um panorama das postagens realizadas desde a criação dos canais. A partir desses metadados, foi examinada a timeline dos 50 deputados estaduais mais ativos no YouTube ao longo do mandato. Foram realizadas, então, comparações entre regiões geográficas, partidos políticos e perfil dos parlamentares das assembleias legislativas. Em um segundo momento, procedeu-se à uma análise qualitativa dos 20 vídeos mais visualizados do deputado estadual com o maior número total de visualizações no período estudado.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In recent years, there have been several debates on the use of digital media by parliamentarians from different democracies. Increasingly, one can observe the growing use of such information technologies by the political class at different administrative levels — both in electoral and non-electoral periods. In the field of internet and politics, a large body of studies has been produced on Facebook and Twitter; more recently, Instagram, WhatsApp, and YouTube have gained greater prominence in the analysis of experts in the field. In general, social media are of great importance to numerous social actors in the ideological spectrum, as these political agents have been using these digital platforms, in an increasingly intensive way, as spaces for self-promotion, public image management, dissemination of narratives, the exercise of accountability and interaction with their support bases (REIS et al., 2019; NICHOLS et al., 2019). The present study aims to analyze the adoption of YouTube by Brazilian state deputies on a subnational scale. The objective is to understand how this fraction of the political class is using the tool in the non-electoral period. The analytical cut covers a certain period of the ordinary legislature: from January 2019 to May 2020. With this, we seek to answer the following central questions: what are the patterns of use of YouTube by Brazilian state deputies throughout the analyzed period? Would there be signs of a permanent campaign in the actions of politicians in that digital network? Would there be signs of populist discourse in the videos of the state deputy with the highest number of views? To map the use of YouTube by state deputies, the metadata of the parliamentarians' channels available on their respective pages will be used, through the YouTube Data Tools software. Metrics such as the number of subscribers, views, and entry date were analyzed to produce an overview of posts made since the creation of the channels. Based on this metadata, the timeline of the 50 most active state representatives on YouTube during their term was examined. Comparisons were then made between geographic regions, political parties, and the profile of parliamentarians in legislative assemblies. In a second moment, a qualitative analysis of the 20 most viewed videos of the state deputy with the highest total number of views in the studied period was carried out.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMídia socialpt_BR
dc.subjectMídia digitalpt_BR
dc.subjectYouTube (Recurso eletrônico)pt_BR
dc.subjectInternet na administração públicapt_BR
dc.subjectCiência Políticapt_BR
dc.titlePadrões de utilização das mídias sociais e do Youtube pelos deputados estaduais brasileiros na legislatura 2019-2023 : affordances, campanha permanente e personalismo nas arenas digitaispt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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