A estrutura de mercado do comercio varejista de farmacias de Curitiba
Resumo
Resumo: A presente monografia tem por finalidade apresentar as características atuais do mercado de varejo das farmácias da cidade de Curitiba. Para tanto, procurar-se-á traçar uma linha histórica que justifique o estágio atual. Tal abordagem ocorrerá tanto em nível nacional quanto local. Dentro desta análise será enfatizado o relacionamento existente entre os diferentes segmentos da cadeia farmacêutica, notadamente entre as indústrias e distribuidores, assim como a evolução verificada entre estes e os pontos de venda (PDVs). Na seqüência será analisada a estrutura de mercado em Curitiba, no período compreendido entre o final da década de 90 e outubro de 2006. De acordo com as informações obtidas junto aos órgãos afins e também com o próprio segmento de varejo farmacêutico, serão apresentados dados relacionados às quantidades de estabelecimentos ativos na cidade, a evolução da participação de mercado dos diferentes segmentos e, encerrando esta análise, a tendência registrada na formação de redes associativistas. Será possível constatar, inclusive, que esta última se apresenta como uma das alternativas mais viáveis para o pequeno empresário sobreviver num ambiente marcado por profundas mudanças mercadológicas, algo que lhe confere um aspecto extremamente competitivo. Concluindo a monografia, são apresentadas as experiências vivenciadas pelas duas redes de associação presentes em Curitiba, seu processo de origem, suas dificuldades, evolução e perspectivas.
Collections
- Ciências Econômicas [2072]