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dc.contributor.advisorSilveira, Carlos Eduardo, 1970-pt_BR
dc.contributor.authorBarroso, Sergio Luis Roehr, 1990-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Turismopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-06T18:31:24Z
dc.date.available2022-07-06T18:31:24Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/76024
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Carlos Eduardo Silveirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Turismo. Defesa : Curitiba, 24/02/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 100-107pt_BR
dc.description.abstractResumo: As agências de viagens enfrentaram um momento de incertezas e inúmeras dificuldades, em razão da atual crise econômica resultante da pandemia do novo coronavírus. Crise esta que paralisou o mundo, principalmente, no que diz respeito ao setor de turismo, e está demandando novas formas de atuação dos profissionais desse segmento. Nesse sentido, o objetivo principal deste estudo consiste em descrever os impactos da crise econômica de 2020 (Covid-19) no segmento das agências de viagens, e, além de analisar aspectos econômicos e históricos, este estudo buscou conhecer o mercado de agências e analisar os efeitos da crise, com base em estudos já realizados, e identificar a percepção dos agentes de viagens frente a esta crise, impactos e desafios do mercado. Para isso, a pesquisa foi construída a partir de um desenho metodológico composto por métodos múltiplos, os quais tratam-se de um conjunto das seguintes técnicas de pesquisa: pesquisa bibliográfica, pesquisa de amostragem qualitativa de caráter exploratório-descritivo, utilizando dados primários e secundários aplicando a técnica pattern matching, para identificar padrões entre estudos já realizados. Quanto aos resultados obtidos, identificou-se que as agências de viagens sofreram grande impacto institucional e financeiro, com grande queda de faturamento nos anos de 2020 e 2021, em comparação com o ano de 2019, o qual gerou grande redução de receitas em um curto período de tempo, impactando diretamente nos empregos do setor. Notou-se que as agências e os gestores de grande parte da amostra realizaram diversas ações isoladas, voltadas para à crise enfrentada apenas para sobrevivência da crise, sendo que o contexto da pandemia ainda segue muito incerto, dificultando o planejamento para esse momento de recuperação.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Travel agencies have faced moments of uncertainty and countless difficulties, due to the economic crisis resulting from the pandemic of the new coronavirus. This crisis has paralyzed the world, mainly in what concerns the tourism sector, and it’s now demanding new ways of action on that segment. Due to all that, the main objective of this study is to describe the impacts of the 2020 economic crisis (Covid-19) onto the travel agencies, and, in addition to analyze economical and historical aspects. This study sought to understand the agency market and analyze the effects of the current crisis, based on studies already carried out, and to identify the perception of travel agents in the face of this crisis, the impacts and challenges of the current market. For this, the research was built from a methodological design composed of multiple methods, which are a set of following research techniques: bibliographic research, research of qualitative sampling of an exploratory-descriptive nature, using data primary and secondary along with the pattern matching technique, to identify patterns between studies already carried out and the questionnaire applied to online form. As for the results obtained, it was identified that travel agencies had suffered a great institutional and financial impact, with a decrease of profit for the years of 2020 and 2021, compared to the year 2019, which generated a large revenue reduction in a short period of time, impacting directly the jobs in the sector. It was noted that agencies and the managers of a large organization carried out several isolated actions, focused only for the survival in the crisis, even so the context of the pandemic is still very uncertain, making it difficult to plan in this moment of recovery.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTurismo - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTurismo - Administraçãopt_BR
dc.subjectTurismo - Aspectos econômicospt_BR
dc.subjectPandemiaspt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.titleImpactos econômicos da crise Covid-19 no turismo : um estudo nas agências de viagenspt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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