Show simple item record

dc.contributor.advisorBittencourt, Maurício Vaz Lobo, 1970-pt_BR
dc.contributor.authorBrunetti, Lucaspt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicaspt_BR
dc.date.accessioned2022-05-26T19:02:49Z
dc.date.available2022-05-26T19:02:49Z
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/76022
dc.descriptionOrientador: Mauricio V. L. Bittencourtpt_BR
dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho analisa o mercado nacional de café arábica e suas relações internas e com o mercado global, através da relação de preços. Estimou - se pela metodologia VEC a existência da transferência de preços entre a opção de café futuro americana e a brasileira, além da transferência de preços pagos aos produtores mineiros, paulistas e paranaenses. Foram realizados testes de raiz unitária, causalidade de Grangers testes de co-integração, decomposição da variância, função de reposta a choques e o parâmetro Ç3 Também foram avaliadas as margens de comercialização e realizada uma regressão com os seus principais componentes. Os resultados da integração internacional foram que apenas o Brasil causa os E.U.A., e isso mostra que não se trata de um mercado perfeitamente integrado. Nas integrações estaduais apenas ocorreu bi-causalidade entre Minas Gerais e São Paulo e São Paulo e Paraná, e causalidade de Paraná e Minas, mas não o inverso. Mostrando internamente temos um mercado eficiente. As margens de comercialização mostraram que o setor mais beneficiado na cadeia produtiva do café foi o setor atacadista que fica com a maior parte da renda, e que com aumentos nos custos de produção diminuem as margens do varejo.pt_BR
dc.format.extent67 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCafé - Cultivo - Brasilpt_BR
dc.subjectCafé - Comérciopt_BR
dc.titleAnalise da cafeicultura no Brasil : integração de mercados e margens de comercializaçãopt_BR
dc.typeMonografia Graduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record