Não tão exemplar : A construção da masculinidade romana nas sátiras a partir das práticas alimentares e sexuais
Abstract
Resumo: O passado romano foi alvo de inúmeras pesquisas e interpretações ao longo da história, bem como de processos de recepção, sendo utilizado para justificar posturas de diversos espectros políticos. Estes processos vêm sendo analisados na atualidade por classicistas e historiadores, contudo, ainda observamos a prevalência de percepções idealizadas do passado romano no presente, as quais reforçam modelos idealizados sobre aquele período. Neste sentido, considerando tais aspectos, buscamos estabelecer uma análise do passado que apresente perspectivas mais plurais sobre a masculinidade em Roma. Para tanto, foram analisadas as sátiras de quatro autores: Lucílio, Horácio, Pérsio e Juvenal. Considerando a especificidade de tais textos foi necessário estabelecer um diálogo com teorias sobre o riso e a sátira. A análise foi focada nas práticas alimentares e sexuais e de que forma os comportamentos ali apresentados seguiam ou transgrediram os modelos de uirtus e masculinidade daquele período. Durante este processo pudemos observar uma multiplicidade de comportamentos e como estes afetavam as relações estabelecidas entre diferentes grupos sociais da Roma Antiga, subvertendo organizações hierárquicas e expondo disputas e tensionamentos. Abstract: The Roman past has been subject of different historical approaches as well as of political receptions, used to justify diverse ideological positions. These receptions and processes have been lately analyzed by classicists and historians. However, we still observe the prevalence of idealized receptions of the Roman past into the present, which reinforce idealized models of that past. In this way, bearing these factors in mind, I aimed to provide an analysis considering more plural perspectives on masculinities in Rome. For this purpose, I analyzed satires of four authors: Lucilius, Horace, Persius and Juvenal. Taking into account the particularities of these texts, it was necessary to put in dialogue theories on laughter and satires. My analysis focused on eating and sexual practices and in what way the described behaviours followed or transgressed the models of masculinity and uirtus of the period. During this process I was able to observe a plurality of practices and how these affected the established relations between different social groups in Ancient Rome, subverting hierarchical orders and exposing quarrels and conflicts.
Collections
- Teses [160]