Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAlthaus Junior, Adalto Acir, 1973-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicaspt_BR
dc.creatorCosta, Kaiuã Dubynapt_BR
dc.date.accessioned2024-01-10T17:48:57Z
dc.date.available2024-01-10T17:48:57Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/75786
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Adalto Acir Althaus Juniorpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho analisa a participação das receitas com direitos de transmissão de TV nas receitas operacionais dos clubes e a possível relação entre a composição das receitas e sua performance no Campeonato Brasileiro de Futebol do ano seguinte. Seu objetivo é entender como estes valores podem influenciar o desempenho de uma equipe. De início é apresentada uma perspectiva histórica do futebol no Brasil e do início das transmissões das partidas, demonstrando a relação existente entre as duas atividades. Na sequência são apresentados os aspectos legislativos das transmissões esportivas e fontes alternativas de receitas comumente utilizados pelas equipes. Os dados financeiros foram coletados através das demonstrações de resultado do exercício das próprias equipes, através de seus sites ou das federações às quais são filiadas, e foram analisadas as cinco principais contas declaradas pelos times: direitos de transmissão, transferências de atletas, patrocínios, programa de sócio torcedor e bilheteria. Por fim, foi realizada a análise da evolução dos valores destas contas ao longo do período de 2013 a 2017 comparados com os resultados do Brasileirão de 2014 a 2018. Como resultado, não foi verificada uma relação direta das receitas de televisão com a performance das equipes, porém foi notada a ocorrência esporádica da queda de aproveitamento de um time em consequência da negociação de atletas, gerando aumento na receita de venda de direitos econômicos, e levam à uma melhor compreensão da composição das receitas dos clubes da Série A.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectFutebol - Aspectos econômicospt_BR
dc.subjectTelevisão - Transmissores e transmissãopt_BR
dc.subjectAdministração financeirapt_BR
dc.titleAnálise das receitas de televisão e sua correlação com o desempenho esportivo no campeonato brasileiro de futebolpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples