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    O Sistema Integrado de Monitoramento On-line (SIMMC) e os programas de inclusão digital: uma análise para os programas GESAC, telecentro e cidades digitais

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    ELIENE_SILVA_SOARES.pdf (6.590Mb)
    Date
    2019
    Author
    Soares, Eliene Silva, 1987-
    Metadata
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    Subject
    Inclusão digital
    Sistemas de comunicação em banda larga
    Política pública
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Graduação Digital
    Abstract
    Resumo : A presente pesquisa pretende verificar o papel do Sistema de Monitoramento On-line para a análise de políticas públicas voltadas a universalização da Banda Larga, assim como a criação de um índice de acesso que permita conhecer a desigualdade no acesso à Internet no território nacional, levando em consideração os resultados obtidos em cada unidade da federação. Busca-se compreender como as variáveis socioeconômicas podem influenciar a demanda por projetos de Inclusão Digital e como essas podem promover a integração do cidadão na Sociedade do Conhecimento de forma a mitigar as desigualdades sociais, bem como fortalecer o compromisso do poder público com o bem-estar social. Os projetos implantados devem estar aptos não apenas a favorecer o acesso à Internet e prover infraestrutura tecnológica, mas também deve proporcionar a alfabetização digital do indivíduo, de modo a qualificá-lo para o mercado de trabalho, para que ele seja capaz de fazer pesquisas, coletar dados relevantes, tratar e analisar as informações dentro do seu contexto social, produzir conteúdo e propor soluções para os problemas enfrentados em sua comunidade. Os elementos resultantes da pesquisa foram objeto de análises quali-quanti, a nível municipal. As resultantes evidenciaram que o monitoramento do tráfego de rede é capaz de acompanhar de forma efetiva, o funcionamento das políticas de Inclusão Digital em tempo real, mas ainda não possui ferramenta capaz de fornecer informações referente as características do usuário, que possibilite o melhor direcionamento da política em termos da promoção da alfabetização digital.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/75769
    Collections
    • Ciências Econômicas [1149]

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