Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAlthaus Junior, Adalto Acir, 1973-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicaspt_BR
dc.creatorGarcia, Diogopt_BR
dc.date.accessioned2024-01-05T17:00:37Z
dc.date.available2024-01-05T17:00:37Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/75763
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Adalto Acir Althaus Juniorpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho investiga qual a importância da adoção de uma estratégia de transformação digital para as firmas incumbentes manterem-se competitivas no mercado na era digital. Para esse objetivo, através de pesquisa bibliográfica de autores acadêmicos e provenientes do ambiente de mercado, analisa-se o comportamento do progresso tecnológico digital e as alterações causadas na oferta e na demanda na era digital. Posteriormente, cruzam-se estes resultados. Essa metodologia faz com que o trabalho possua caráter predominantemente descritivo, mas com uma parcela explicativa. O estudo verifica que o avanço tecnológico fez com que a demanda passasse a ser mais exigente, desejando maior personalização e nível tecnológico em seus produtos de consumo pessoal e em seus ambientes de trabalho. A oferta também sofreu alterações, dada a redução dos custos de transação e barreiras de entrada, que promoveram a desconstrução da cadeia de valor e a criação de um ambiente de mercado de coopetição, onde um ecossistema de empresas atua, com as firmas cooperando e competindo entre si. É possível perceber que a demanda e a oferta se retroalimentam, de modo que quanto maior a exigência de tecnologia pela demanda, maior será o nível tecnológico fornecido pela oferta, fazendo com que a demanda altere suas expectativas e passe a exigir mais tecnologia, formando, assim, um ciclo entre esses dois agentes do mercado. A tecnologia digital atende aos propósitos de melhor competir para atender às expectativas da demanda e, também, de melhor cooperar no ecossistema de empresas, as quais se conectam entre si via tecnologia digital. Dado o caráter exponencial do progresso tecnológico digital, é possível concluir que essa situação tende a se solidificar com o passar dos anos, fazendo com que a transformação digital se coloque como uma possível estratégia para que as firmas incumbentes implementem em busca de permanecerem competitivas no mercado na era digital.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAdministração - Inovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectConcorrênciapt_BR
dc.titleA transformação digital e sua importância para a manutenção da competitividade das firmas incumbentes na era digitalpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples