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dc.contributor.advisorBarra, Eduardo Salles de Oliveira, 1964-pt_BR
dc.contributor.authorCarvalho, Darleyson de, 1988-pt_BR
dc.contributor.otherCalazans, Veronica Ferreira Bahr, 1979-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.date.accessioned2022-05-26T13:54:18Z
dc.date.available2022-05-26T13:54:18Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/75695
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Eduardo Salles de Oliveira Barrapt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Profa. Dra. Veronica Bahr Calazanpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Defesa : Curitiba, 22/03/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 86-89pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa apresenta reflexões acerca do papel do professor, da capacidade filosófica da Literatura, da relação entre Filosofia e Literatura, como também se desdobra em uma atividade prática. Toda a construção teórica filosófica é concretizada sob a reflexão do filósofo francês Paul Ricoeur. Sobre o papel do professor, considera-se que sua ação é de tradutor do conteúdo filosófico para seus alunos e não de um simples expositor. Sua função é mediar o mundo filosófico e o mundo do estudante. Acerca da capacidade filosófica da Literatura, aponta-se os conceitos de metáfora e mimesis. A metáfora possui a capacidade criativa de novos significados e conhecimentos sobre a realidade. O conceito de mimesis se trata de uma ação que se divide em três partes: prefiguração, configuração e refiguração. A primeira se refere ao mundo da ação, o lugar de referência para a experiência narrativa. A segunda para a configuração da experiência vivencial em narrativa. A terceira é o ato de interpretar. Assim, o texto traz representações da existência humana. O trabalho apresenta a definição de que interpretar é traduzir e que cabe ao educador conduzir seus educandos à sua emancipação como tradutores. A prática realizada é destacada como uma ação construída no ambiente virtual, utilizando-se das ferramentas do G Suite for Education e do Classcraft. A avaliação da pesquisa conclui-se através da entrevista episódica e as avaliações dos dados por meio da codificação teórica.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research presents reflections on the role of the teacher, the philosophical capacity of Literature, the relationship between Philosophy and Literature, as well as developments in a teaching practice activity. The entire philosophical theoretical construction materializes under the reflection of the French philosopher Paul Ricoeur. As for the role of the teacher, it is considered that his action is that of a translator of philosophical content for his students and not a simple expositor. His function is to mediate between the philosophical world and the world of the student. As for the philosophical capacity of Literature, the concepts of metaphor and mimesis stand out. The metaphor has the creative ability to create new meanings and knowledge about reality. The concept of mimesis refers to an action that is divided into three parts: prefiguration, configuration and refiguration. The first refers to the world of action, a place of reference for the narrative experience. The second for the configuration of the experience lived in the narrative. The third is the act of interpreting. Thus, the text brings representations of human existence. The work presents the definition that interpreting is translating and that it is up to the educator to lead his students to their emancipation as translators. The practice performed is highlighted as an action built in the virtual environment, using the tools of G Suite for Education and Classcraft. The research evaluation is concluded through the episodic interview and the data evaluation through theoretical coding.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectRicoeur, Paul, 1913-2005pt_BR
dc.subjectFilosofia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLiteratura e filosofiapt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.titleEntre ações e palavras : o diálogo entre filosofia e literaturapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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