Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDalla-Bona, Elisa Maria, 1961-pt_BR
dc.contributor.authorNóbrega, Joelma Rodrigues Paespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensinopt_BR
dc.date.accessioned2022-05-17T14:27:57Z
dc.date.available2022-05-17T14:27:57Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/75694
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Elisa Maria Dalla-Bonapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 23/02/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 139-147pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, contendo o seguinte questionamento de estudo: a formação continuada de alfabetizadores contribui para a implementação de práticas de leitura literária no ciclo de alfabetização? Seu objetivo geral foi investigar as contribuições da formação continuada de alfabetizadores do PNAIC/2013, para a implementação de práticas pedagógicas no ensino da literatura de uma professora da rede municipal de ensino de Porto Amazonas, Paraná. A produção dos dados de pesquisa respaldou-se nos materiais utilizados na implementação e formação do PNAIC/2013, do conteúdo de entrevista com essa professora e dos cadernos com as atividades produzidas por seus alunos, voltadas às práticas de leitura literária. O referencial teórico partiu, principalmente, dos paradigmas do ensino da literatura de Cosson (2006, 2009, 2014, 2016, 217, 2018, 2020), das estratégias de leitura de Solé (1998), das concepções sobre a formação escolar para a leitura e escrita literária de Colomer (2007) e de estudiosos do campo da alfabetização e letramento, como, Soares (2020). Evidenciamos a contribuição da formação do PNAIC/2013, como política pública voltada à formação dos professores alfabetizadores, desenvolvendo concepções e procedimentos sobre ensino, aprendizagem, leitura e escrita. Os resultados assinalaram a eficácia das atividades, bem como da metodologia para construção e consolidação do letramento literário, e a importância da partilha de leituras entre os alunos como forma de incentivo à formação do leitor. Destacamos a contribuição da formação, no que tange ao trabalho com a leitura literária para reflexão e tomada de atitude, e para melhoria da prática pedagógica utilizada no ambiente da sala de aula da professora do Ensino Fundamental, sob orientação da política do PNAIC/2013. Isso revela que é possível desenvolver o letramento literário na escola, desde que seja feito um trabalho de mediação pelo professor, de modo a conduzir o aluno por atividades que despertem a reflexão, a exploração, a análise para construção e reconstrução dos sentidos do texto literário. Salientamos que a prática precisa ser planejada e intencional, com objetivos bem definidos para uma aprendizagem significativa da literatura.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present research is of a qualitative nature, of the case study type, containing the following study question: did the continuing education of literacy teachers contribute to the implementation of literary reading practices in the literacy cycle? Its general objective was to investigate the contributions of the continuing education of literacy teachers of the PNAIC/2013, for the implementation of pedagogical practices in the teaching of literature of a teacher from the municipal school system in Porto Amazonas, Paraná. The production of research data was supported by the materials used in the implementation and formation of the PNAIC/2013, the content of the interview with this teacher and the notebooks with the activities produced by her students, aimed at the practices of literary reading. The theoretical framework came mainly from the paradigms of teaching literature by Cosson (2006, 2009, 2014, 2017, 2018 ,2020), from the reading strategies of Solé (1998), from the conceptions of school education for reading and literary writing by Colomer (2007) and scholars in the field of literacy, such as Soares (2020) and Kleiman (1995). We highlighted the contribution of the formation of the PNAIC/2013, as a public policy aimed at the formation of literacy teachers, developing concepts and procedures on teaching, learning, reading and writing. The results pointed out the effectiveness of the activities, as well as the methodology for the construction and consolidation of literary, and the importance of sharing readings among students as a way of encouraging the formation of the reader. We highlight the contribution of training in terms of working with literary reading for reflection and taking an attitude and for improving the pedagogical practice used in the classroom environment of the elementary school teacher, under the guidance of the PNAIC/2013 policy. This reveals that it is possible to develop literary literacy at school, as long as the teacher carries out a mediation work in order to lead the student through activities that arouse reflection, exploration, analysis for the construction and reconstruction of the meanings of the literary text. We emphasize that the practice needs to be planned and intentional with well-defined objectives for a meaningful learning of literature.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducação permanentept_BR
dc.subjectEducação - Livros e leiturapt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titlePacto nacional pela alfabetização na idade certa : impactos na prática pedagógica de uma professora alfabetizadora na formação de leitores literáriospt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples