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    O poder do jogo na publicidade e a eficácia jurídica na defesa do consumidor : um estudo de caso

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    D - T - MARIA CRISTINA CERESER PEZZELLA.pdf (10.58Mb)
    Date
    2002
    Author
    Pezzella, Maria Cristina Cereser
    Metadata
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    Subject
    Defesa do consumidor
    Publicidade (Direito)
    Direto civil - Brasil
    Consumidores - Brasil
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Tese
    Abstract
    Resumo: Esta tese tem como objetivo demonstrar a força do jogo e como esta força potencializada pela publicidade exerce o poder de determinar e vincular uma gama enorme de consumidores envolvidos por sentimentos de possibilidades de ganho fácil. Este novo tipo de seduzir, conquistar e cultivar consumidores leva em consideração a briga dos fornecedores de bens e serviços na disputa do mercado consumidor, onde a qualidade e as características do produto são muito parecidas e a promessa de prêmio ao consumidor que aderir à oferta a concorrer, via sorte, a um determinado prêmio. Porém, este prêmio nem sempre é reconhecido como devido pelos fornecedores, mas que induziu o consumidor a optar por aquele produto que traz consigo a oportunidade de testar a sorte e verificar no simples ato de consumo se ele foi escolhido pela força do improvável, para alguns, ou a correção divina, para outros. Este tipo de consumo desperta o lado infantil e mágico, por isso tão significativo, pois atua simultaneamente no consciente e no inconsciente individual e coletivo. E por esta razão merece mais atenção da comunidade jurídica justificando o estudo via esta tese.
     
    Riassunto L'obiettivo della tesi è dimostrare la forza del gioco e come tale forza potenzializzata dalla pubblicità esercita il potere di determinare una gamma enorme di consumatori coinvolti da sentimenti di possibilità di facile guadagno. Questo nuovo tipo di sedurre, di conquistare e di coltivare i consumatori prende in considerazione la lite fra i fornitori di beni e servizi nella disputa del mercato consumatore, laddove la qualità e le caratteristiche del prodotto sono molto simili, e la promessa del premio al consumatore che adderisce all'offerta di concorrerne, via la fortuna, a um determinato premio. Tale premio, non sempre viene riconosciuto corno veramente dovuto dai fornitori, ma induce il consumatore a optare per quel tipo di prodotto che porta con sè l'opportunità di provare la fortuna e verificare nell'atto semplice del consumo se egli sia stato scelto dalla forza dell'improbabile, per alcuni, o dalla correzione divina, per altri. A questo tipo di consumatore fa venir fuori il lato infantile e magico, perciò così significativo, perché attua simultaneamente nel conscio e nell'inconscio individuale e colletivo. É per tale ragione che, oltre a giustificare il suo studio in questa tesi, merita l'attenzione della comunità giuridica.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/75680
    Collections
    • Teses [262]

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