Show simple item record

dc.contributor.advisorKashiwagi, Helena Midori, 1967-pt_BR
dc.contributor.otherFazion, Flávia, 1969-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientaispt_BR
dc.creatorNiesborski, Julianapt_BR
dc.date.accessioned2022-11-03T12:18:58Z
dc.date.available2022-11-03T12:18:58Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/75637
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Helena Midori Kashiwagipt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Prof.ª Dr.ª Flavia Fazionpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais. Defesa : Matinhos, 16/12/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 91-94pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa teve como tema central a saúde docente nos anos iniciais do ensino fundamental na Escola Municipal Wallace Thadeu de Mello e Silva, no município de Matinhos, Paraná. Teve como objetivo central identificar os fatores que trazem o equilíbrio ou o desequilíbrio dos professores da educação básica nas relações entre trabalho, saúde física e mental. Este objetivo apoiou-se em estudos que buscam entender a formação docente, associando o trabalho e o ambiente em que está inserido ao seu bem estar. No campo metodológico, para compreender essa realidade, optou-se pela realização de um estudo de caso, pois entende-se que estas pesquisas possibilitam o aprimoramento de ideias ou a descoberta de intuições prévias sobre determinado problema (GIL, 2002). A pesquisa foi realizada em 5 etapas, sendo elas: pesquisa bibliográfica; pesquisa documental; uma entrevista semiestruturada com a gestora da instituição; um formulário de entrevista junto aos docentes da escola e por fim; a realização de um grupo focal com participantes da pesquisa para compreender a realidade desses docentes no tocante às relações entre saúde e trabalho. Porém, com o advento da pandemia pelo novo Coronavírus que atingiu não somente o Brasil, como o mundo todo, a entrevista junto aos docentes, bem como o grupo focal realizaram-se de forma online. Dessa forma, foi elaborado um questionário de entrevista semiestruturada com questões relacionadas ao trabalho e a saúde dos docentes, disponibilizado através de plataforma online e posteriormente, a etapa da pesquisa junto ao grupo focal, para aprofundamento das questões levantadas pelas entrevistadas, também realizado de forma online. Os principais resultados da pesquisa demonstram que os pesquisados correspondem a um grupo docente, de forma geral, bastante qualificado, sendo em sua totalidade graduados no ensino superior e em sua maioria pós-graduados. Sob a perspectiva de sua saúde mental, 70% das entrevistadas alegou possuir algum tipo de transtorno mental, 64% alegou possuir problemas de saúde física, sendo que 60% delas já fez algum tipo de tratamento psicológico. Os principais causadores de doença apontados foram: a burocracia excessiva com a qual os professores precisam lidar em seu cotidiano; a falta de reconhecimento em seu trabalho; a falta de apoio dos familiares nos processo educacional dos estudantes; o excesso de trabalho; a falta de diálogo entre os professores, a gestão da escola e do município e, por fim, a dificuldade com os prazos, uma vez que são muitas atividades para executar as tarefas. Os resultados também indicam que o contexto da Pandemia trouxe agravos à saúde mental das docentes. Como produto desta pesquisa realizou-se um folder informativo sobre a saúde mental e qualidade de vida do professor.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research had as its central theme the health of teachers in the initial years of elementary education in the Wallace Thadeu de Mello e Silva Municipal School, in the municipality of Matinhos, Paraná. It had as its central objective to identify the factors that bring balance or imbalance to teachers of basic education in the relationships between work, physical and mental health. This objective was supported by studies that seek to understand teacher training, associating work and the environment in which it is inserted to their well-being. In the methodological field, to understand this reality, a case study was chosen, because it is understood that this kind of research allows the improvement of ideas or the discovery of previous intuitions about a certain problem (GIL, 2002). The research was conducted in 5 stages, namely: bibliographic research; documentary research; a semi-structured interview with the manager of the institution; an interview form with the school's teachers and, finally, a focus group with research participants to understand the reality of these teachers regarding the relationship between health and work. However, with the advent of the new Coronavirus pandemic, which affected not only Brazil, but the whole world, the interview with the teachers, as well as the focus group, took place online. In this way, a semi-structured interview questionnaire was prepared with questions related to the work and health of the teachers, made available through an online platform, and later, the research stage with the focus group, to deepen the questions raised by the interviewees, also done online. The main results of the research show that the interviewees correspond to a group of teachers who are, in general, quite qualified, and that they are all university graduates and most of them have post-graduate degrees. From the perspective of their mental health, 70% of the interviewees claimed to have some kind of mental disorder, 64% claimed to have physical health problems, and 60% of them had already undergone some kind of psychological treatment. The main causes of illness pointed out were: the excessive bureaucracy that teachers need to deal with in their daily lives; the lack of recognition for their work; the lack of support from family members in the students' educational process; the excess of work; the lack of dialogue between the teachers, the school management, and the municipality, and finally, the difficulty with deadlines, since there are too many activities to perform the tasks. The results also indicate that the context of the pandemic brought aggravation to the teachers' mental health. As a product of this research, an informative folder about the mental health and quality of life of teachers was produced.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectSaúde - Educaçãopt_BR
dc.subjectLitoral do Paranápt_BR
dc.subjectCiências Ambientaispt_BR
dc.titleRelações de trabalho e saúde do professor da educação básica : o caso da Escola Municipal Wallace Thadeu de Mello e Silva, em Matinhos - ParanáPRpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record