Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPooli, João Paulo, 1955-pt_BR
dc.contributor.authorSbardelotto, Marizapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensinopt_BR
dc.date.accessioned2022-05-16T18:26:15Z
dc.date.available2022-05-16T18:26:15Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/75620
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. João Paulo Poolipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 02/03/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 78-80pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação teve como objetivo problematizar as práticas pedagógicas no cotidiano da organização do trabalho do pedagogo, a partir dos registros dos relatórios que validam as Atividades Pedagógicas não Presenciais em tempo de pandemia, buscando compreender como os registros escolares funcionam como dispositivo de biopolítica e governamentalidade no campo da Educação. Para problematização dessas práticas, foram utilizadas as ferramentas conceituais de saber, poder pastoral, disciplinar, biopolítica, e governamentalidade de Michel Foucault, sendo que nesta dissertação não se teve o intuito de solucionar problemas questionando uma verdade para construção de outra. Porém o trabalho foi conduzido como um gesto investigativo, uma maneira diferente de atuar diante um campo de pesquisa. Na compreensão de não problematizar os relatórios de uma única fonte de acontecimentos, os encaminhamentos metodológicos buscaram uma série de perspectivas, buscando uma certa objetividade por meio da multiplicidade de interpretações, assim foram interpretados os relatórios pedagógicos, bem como a Deliberação 04/2020 e as respostas dos questionários enviados aos professores, problematizando o campo de saber e reconhecendo as tantas formas que ele é visto. Ao problematizar as práticas pedagógicas contidas nos relatórios, foi possível interpretar que, para além de uma prática administrativa e pedagógica existiu uma prática judiciária, para saber exatamente quem fez o quê, em que condições e em que momento se fez o que foi feito. Pois o inquérito é uma determinada maneira do poder se exercer. Com intuito de fazer o bem, o poder pastoral repercute nas formas modernas de governar os outros. Como visto nos princípios de colaboração, apoio e incentivo que constituem a Deliberação 04/2020 do CME, bem como o incentivo ao fortalecendo das interações e os vínculos com as famílias das crianças, para que se ocorresse o desenvolvimento das atividades pedagógicas não presenciais. No poder disciplinar novas configurações de espaço e tempo foram observadas. Não tendo mais o corpo presente para vigilância e controle sobre gestos, comportamentos e atitudes em detrimento de um espaço e tempo determinado, porém houve uma permanente vigilância sobre os indivíduos, que se deu por meio do controle da SEMED e CME a escola, com relação relatórios sobre as atividades remotas, e sobre os professores aos pais, no cumprimento da busca e realização das atividades para os estudantes. Sobre o poder biopolítico entende-se que os relatórios, bem como a Deliberação 04/2020, tiveram uma função de monitoramento geográfico e populacional por meio de levantamento estatísticos sobre o corpo social, que foram direcionados por meio da deliberação nas orientações sobre o mapeamento dos estudantes que não estavam buscando as atividades pedagógicas e concretizadas nos relatórios descrevendo esse mapeamento. Em relação a governamentalidade, a condução do outro esteve presente na deliberação 04/2020, ao introduzir os seguintes princípios para o período em que as aulas presenciais estiverem suspensas, como a orientação para que as famílias acompanhassem os estudantes em sua rotina de estudo em suas residências, ou seja a governamentalidade ultrapassando os muros da escola.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation aimed to problematize the pedagogical practices in the daily organization of the pedagogue's work, based on the records of the reports that validate the Non-Present Pedagogical Activities in a time of the pandemic, seeking to understand how school records work as a biopolitics and governmentality device in the field of Education. To problematize these practices, Michel Foucault's conceptual tools of knowledge, pastoral power, disciplinary power, biopolitics, and governmentality were used, and in this dissertation, it was not intended to solve problems by questioning one truth for the construction of another. However, the work was conducted as an investigative gesture, a different way of acting in a field of research. In the understanding of not problematizing the reports from a single source of events, the methodological referrals sought a series of perspectives, seeking certain objectivity through the multiplicity of interpretations, thus the pedagogical reports were interpreted, as well as the Deliberation 04/2020 and the answers to the questionnaires sent to the teachers Questioning the field of knowledge and recognizing the many ways in which it is seen. By problematizing the pedagogical practices contained in the reports, it was possible to interpret that in addition to administrative and pedagogical practice, there was a judicial practice. To know exactly who did what, under what conditions, and at what time what was done. For inquiry is a certain way of exercising power. To do good, pastoral has repercussions on modern ways of governing others. As seen in the principles of collaboration, support, and encouragement that constitute Deliberation 04/2020 of the CME, as well as the encouragement to strengthen interactions and bonds with the children's families, so that the development of nonface- to-face pedagogical activities could occur. In the disciplinary power, new configurations of space and time were observed. No longer having the body present for surveillance and control over gestures, behaviors, and attitudes to the detriment of a determined space and time, however, there is permanent surveillance over individuals, which took place through the control of SEMED and CME the school, concerning reports on remote activities, and on teachers to parents, in fulfilling the search and realization of activities for students. Regarding biopolitical power, it is understood that the reports, as well as Deliberation 04/2020, had a geographic and population monitoring function through statistical surveys on the social body, which were directed through the deliberation in the guidelines on the mapping of the students who were not looking for the pedagogical activities and concretized in the reports describing this mapping. Regarding governmentality, the conduct of the other was present in deliberation 04/2020, when introducing the following principles for the period in which face-to-face classes are suspended, such as guidance for families to accompany students in their study routine in their residences, that is, governmentality going beyond the walls of the school.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.subjectBiopolíticapt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectRelatórios educacionaispt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.titleBiopolítica e a governamentalidade : os registros dos relatórios das práticas escolares em tempos de pandemia, como dispositivo do trabalho pedagógicopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples