Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMarchetti, Renato Zancan, 1950-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.creatorSouza, Lúcia Aparecida Lozano dept_BR
dc.date.accessioned2022-12-21T18:00:26Z
dc.date.available2022-12-21T18:00:26Z
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/75474
dc.descriptionOrientador : Renato Z. Marchettipt_BR
dc.descriptionDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Sociais Aplicadaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho teve por escopo identificar o modo pelo qual o ciclo de vida, o gênero e a diferenciação genealógica poderiam estar associados ao comprometimento e uso do tempo de consumidores, pertencentes à primeira e segunda gerações de descendentes japoneses nascidos no Brasil. Essa associação foi analisada com base nos diferentes tipos de atividades que estruturam a vida de um indivíduo: trabalho, lazer, religião, compras e consumo, educação, atividades pessoais, comunitárias e domésticas. Em termos de metodologia, utilizou-se a pesquisa qualitativa, dando ênfase ao método do diário do tempo, o qual é capaz de captar e registrar dados fidedignos sobre a distribuição do tempo do consumidor, através da descrição cronológica e detalhada das atividades realizadas por ele, nas últimas 24 horas. Os dados foram coletados por meio de fontes primárias, as quais foram constituídas pelas seguintes técnicas: questionários e entrevistas em profundidade semi-estruturadas. A pesquisa também foi sustentada pelos elementos teóricos, subcultura, comprometimento e uso do tempo, abordados por diversos autores. Para a análise dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo, enfocando as mensagens orais. Os resultados da pesquisa sugerem que tanto os nisseis quanto os sanseis, preservam os valores básicos da cultura japonesa, que são: honestidade, responsabilidade, perseverança, paciência, respeito ao próximo e ao idoso, valorização do trabalho e da família entre outros. A diferenciação genealógica parece não interferir nas categorias de atividades relativas à: trabalho, lazer, atividades comunitárias, atividades domésticas, educação, compra e consumo, atividades familiares e atividades planejadas, com hora marcada e obrigatórias; nas atividades religiosas, as mulheres nisseis se diferenciam dos demais por apresentarem maior envolvimento; já em relação aos cuidados pessoais, as mulheres sanseis apresentam maior planejamento do que os demais. O ciclo de vida familiar vinculado ao gênero evidencia que as mulheres nisseis apresentam um maior envolvimento, planejamento e comprometimento do que os demais no que tange às atividades familiares e religiosas; já nas atividades de cuidados pessoais, as mulheres sanseis em quase todos os ciclos de vida, apresentam maior planejamento. Neste estudo constatou-se também, que alguns traços étnicos dão lugar a outros incorporados da cultura local, como é o caso da servidão das mulheres cedendo espaço para a realização pessoal e profissional das mesmas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Focusing mostly on Japanese people bom in Brazil, especially those belonging to the first and second generations, this dissertation aimed to identify how the cycle of life, gender and the position the individuals have genealogically in the family could be associated to their commitment and the use they do of their time. The associations were analyzed based on different kinds of activities people usually do during their lives, such as: work, leisure time, religion, shopping and consumption, education, personal, community and domestic activities. The qualitative methodology was chosen to carry out the research, strengthening the timing diary method, which is able to capture and to register accordingly data about a consumer's distribution of time, using a chronological and detailed description of activities done by himself/herself during a period of 24 hours. The data were collected using primary sources through the use of techniques as questionnaires and quasi-structured interviews. The research was also supported by theories brought up by the literature about subculture, commitment and the use of time. The data analysis focused on the contend analysis, based especially on the oral messages. The results point out that either the nisei or the sansei people keep the fundamental values of the Japanese culture, such as: honesty, responsibility, perseverance, patience, respect to the elderly, family and the value of working hard, among others. The position a person occupies genealogically seems not to interfere in activities such as work, leisure time, community life, domestic tasks, education, shopping and consumption, family activities, planned activities. The cycle of familial life shows that the nisei women get more involved, have more commitment and plan better related to familiar and religious activities. On the other hand, the sansei women pop up as the ones who best plan their lives concerning to personal cares. This study also shows that some ethnic features are leaving room to others incorporated from the local culture. For example, it can be easily noticed that the traditional Japanese women' submission is opening space to their professional and personal achievement.pt_BR
dc.format.extentxii., 152f. : il., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectConsumidores - Atitudespt_BR
dc.titleComprometimento e uso do tempo pelo consumidor : o caso da etnia japonesa na regiao de Campo Mourao-Prpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples