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dc.contributor.advisorKuenzer, Acácia Zeneidapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Rosanna Ritapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-17T17:02:04Z
dc.date.available2022-08-17T17:02:04Z
dc.date.issued1995pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/75400
dc.descriptionOrientadora: Acacia Z. Kuenzerpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação fundamenta-se em uma pesquisa acerca da concepção de trabalho que possuem os adolescentes Discute-se o adolescente como produto da contemporaneidade, ou seja no contexto de Pós-Modernismo A fundamentação teórica abrange basicamente Karl MARX, Jean BAUDRILLARD e Fredric JAMESON Em termos metodógicos utiliza-se o estudo de multicasos, o qual foi realizado com adolescentes entre treze e dezessete anos de idade que frequentam a oitava série em duas escolas selecionadas por segmento social diferenciado, no município de Irati A partir de uma redação elaborada por eles construíram-se categorias de análise e também o roteiro para a entrevista, de tipo semi-estruturada Os dados obtidos permitiram constatar que os adolescentes da classe trabalhadora compreendem o trabalho como forma de luta pela sobrevivência e também como prazer de construção pessoal Associam desenvolvimento tecnológico com desemprego A questão ética faz-se muito presente entre eles, contrapondo-se ao político Mostram desesperança em relação ao futuro do Brasil e da humanidade Cobram da escola uma relação mais efetiva com o trabalho Já os adolescentes burgueses investigados entendem o trabalho como carreira, com fortes componentes hedonistas A tecnologia é algo hgado à utilidade, sendo-lhe muito familiar Também mostram a ética como contraponto do político E o futuro do país e da humanidade são vistos por eles como tendo pouca possibilidade de mudança A escola é entendida como instrumentalização para o vestibular, mas defendem que ela deve articular melhor a teona e a práticapt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation deals with the perception of work by teenagers The teenager is discussed in the context of the post-modernism The bibliographical review draws on Karl MARX, Jean BAUDDILLARD and Fredric JAMESON A case etudy has been developed with teenagers ranging from 13 to 17 years of age from two scholls in Irati, Paraná, Brazil A short composition written by them allowed for the construction of the framework for the analysis and was used as a guide for the interview The data obtained showed that the adolescents belonging to the working class understand work as a form of surveying and even as a pleasure construction Ethical issues are very important for them and opossed to politics They experience dispair m relation to Brazil and the future of humanity They demand a more effective relationship with their schools The adolescents belonging to the uper class understand work as a career, whit strong hedonist components Technology is linked to utility and has been widely m their everyday hves In regard to form, they think that ethics is opposed to politics The future of the country and the humanity is also viewed whit dispair school is an instrument to get to university, however they depend upon a better integration between theory and praticept_BR
dc.format.extent109 f. ; 28 cm.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA concepção de trabalho entre adolescentes no contexto do pós-modernismopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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