Consumer review : foco na experiência do consumidor
Abstract
Resumo: Nos últimos anos, o crescimento do volume de dados disponíveis na web modificou a forma como os indivíduos buscam informações, além do conteúdo disponibilizado pela mídia, os usuários expandiram sua função na navegação ou na pesquisa de conteúdo e começaram a compartilhar seus conhecimentos, experiências, críticas e opiniões em blogs pessoais, redes sociais, e-commerce e outras mídias. Com isso, o uso da web para criação e compartilhamento de dados gerou possibilidades de análise e mineração de dados. Uma das principais aplicações é estabelecer a opinião que os consumidores apresentam sobre um determinado produto ou serviço, uma vez que permitem que o relacionamento com o cliente se torne tão importante quanto os serviços e produtos oferecidos. Outro ponto é interagir permanentemente com seus clientes, tentando entender o que eles querem e o que pensam sobre a sua marca é uma informação muito valiosa, pois permite que você esteja ciente dos pontos fortes e fracos do negócio nos olhos dos clientes e na melhoria contínua do produto ou serviço. Desta forma, a marca é capaz de usar essas informações como base para suas estratégias futuras. Ter revisões de consumidores credita confiança a outros compradores em potencial, o que, por sua vez, pode deixar avaliações positivas e gerar credibilidade para outros consumidores, e assim por diante. Esse ciclo aumenta as vendas junto com a credibilidade da marca e melhora a experiência do consumidor.O objetivo do trabalho acadêmico é criar uma ferramenta de coleta e processamento de dados de sites específicos relacionados ao comportamento do consumidor em relação ao produto e a influência de sua opinião sobre as compras futuras. Essas avaliações do consumidor são padronizadas em uma escala de 1 a 5 estrelas e são acompanhadas de opinião sobre o produto. Abstract: In recent years the data amount growth available on web has modified the way that individuals search for information, in addition to the content made available by the media, users have expanded their role in browsing or searching for content and have started to share their knowledge, experiences , reviews and opinions on personal blogs, social networks, e-commerce and other media. herewith the web use for creation and sharing of data has generated analysis possibilities and datamining . One of the mainly applications is to establish the opinion that consumers present about a particular product or service, as they allow effective manner customer relationship has become as important as the services and products it offers , another point is to interact permanently with their clients, trying to understand what they want and what they think about their brand is very valuable information, because it allows you to be aware of the business strengths and weaknesses points in the customers eyes and continuous improvement of the product or service. In this way, the brand is able to use such information as the basis for its future strategies. Having consumer reviews credits trust to other potential buyers which in turn can leave positive ratings and generate credibility for other consumers and so on, this cycle causes sales increase along with brand credibility and improving consumer experience.The academic paper objective is to create a collecting tool and processing data from specific sites related to consumer behavior towards the product and the influence of their opinion on future purchases. These consumer reviews are standardized on a scale of 1 to 5 stars and it is accompanied by opinion about product