Ferrovias do Estado do Paraná : uma analise da infra-estrutura de logistica e investimentos apos a desestatizaçao
Resumo
Resumo: Este trabalho investiga, através de uma análise das regras que regulam os setores de infra-estrutura no Brasil, os fatores que determinam a expansão e investimentos nos transportes ferroviários de produtos no estado do Paraná. Com o aumento expressivo da participação brasileira no comércio internacional, principalmente na exportação de produtos agrícolas (soja, milho e outros) a partir do inicio da década de 90, a logística de transporte das matérias precisava urgentemente ser melhorada, tendo em vista ainda que o transporte rodoviário se tornara bem mais oneroso aos agentes econômicos (produtores, transportadoras e o Estado). Devido ao baixo poder de aplicação de recursos, o Estado não teve a competência necessária à manutenção e expansão operacional das ferrovias no Brasil e, conseqüentemente, a privatização do setor foi inevitável. Desde 1996 a malha sul está sendo administrada pela iniciativa privada, conforme Lei das Concessões (8.987/95), tendo o BNDES como agente executor do programa e o governo passa a executar, através das agências reguladoras e do ministério dos transportes, a regulação e gestão do setor. Porém, devido a problemas relacionados aos interesses das classes e/ou categorias sociais mais favorecidas e organizadas, ou seja, interesses políticos influenciando decisões econômicas, existem problemas de definição das regras, bem como faltam instrumentos de controle sobre as obrigações das empresas que obtiveram direito a exploração deste mercado. A presente monografia procura definir também o papel de cada agente econômico, analisando também o setor como sendo estratégico ao crescimento sustentado do Brasil.
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- Ciências Econômicas [2072]