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dc.contributor.advisorVezzani, Fabiane Machado, 1969-pt_BR
dc.contributor.authorNepomuceno, Aline Nikosheli, 1979-pt_BR
dc.contributor.otherLima, Marcelo Ricardo de, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherSilva, Valentim da, 1977-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-04T18:04:59Z
dc.date.available2022-08-04T18:04:59Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/74856
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Fabiane Machado Vezzanipt_BR
dc.descriptionCoorientadores: Prof. Dr. Marcelo Ricardo de Lima, Prof. Dr. Valentim da Silvapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo. Defesa : Curitiba, 18/08/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho teve o objetivo principal de identificar os educadores em solos, aintencionalidade paradigmática, as ações pedagógicas e os assuntos abordados nas intervenções da Educação em Solos. Para tanto, elegeu os resumos publicados em nove eventos dos Simpósios Brasileiros de Educação em Solos (SBES) no período entre 1994 a 2018 como fonte de dados, visto que é o evento mais importante da área. O trabalho dividiu-se em quatro capítulos a partir dos seus objetivos. O capítulo I apresentou uma revisão bibliográfica da construção histórica da educação brasileira numa ordem cronológica, abordando os principais movimentos e documentos dessa trajetória. O processo de ruptura com os atuais paradigmas da ciência e da educação fizeram parte do embasamento teórico do trabalho como um todo. A concepção da construção do conhecimento pelos sujeitos da aprendizagem por meio de um pensamento crítico, reflexivo, transformador e globalizado, permeou as discussões. O capítulo II teve como objetivo principal identificar o perfil do educador em solos e as instituições de ensino comprometidas com o tema e, assim constatar quem promove a Educação em Solos no Brasil. O capítulo III teve como objetivo identificar as ações estabelecidas e implantadas pela Educação em Solos. As ações compreendem as práticas educativas realizadas em espaços formais e não formais de educação, bem como o público a quem se quer conscientizar com a Educação em Solos. O capítulo IV teve como objetivo identificar qual o paradigma educacional que permeia a Educação em Solos na educação básica, a partir do confronto entre o paradigma tradicional e o complexo. Para tanto, foi necessário analisar se a intencionalidade do paradigma pretendido para as práticas pedagógicas da Educação em Solos, correspondem ao paradigma efetivamente aplicado nas intervenções pedagógicas, de forma a proporcionar mudanças no comportamento da sociedade frente aos solos. Conclui-se que os trabalhos publicados nos SBES demonstraram que existe um movimento de mudança de intencionalidade na Educação em Solos para o paradigma complexo. Mas a mudança de intencionalidade ainda se restringe à fundamentação teórica das intervenções, pois as práticas e ações pedagógicas retrataram uma abordagem moldada no paradigma tradicional.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The main objective of this work is to identify educators in soils, paradigmatic intentionality, pedagogical actions and issues addressed in soil education interventions. To this end, it elected the abstracts published in the Brazilian Symposiums on Soil Education (SBES, in Portuguese) as a data source, since it is the most important event in the area. The work was divided into four chapters basedon its objectives. Chapter I presented a bibliographic review of the historical construction of Brazilian education in a chronological order, addressing the main movements and documents of this trajectory. The process of rupture with the current paradigms of science and education were part of the theoretical basis of work as awhole. The conception of the construction of knowledge by the subjects of learning through a critical, reflective, transformative and globalized thought permeated the discussions. Chapter II had as main objective to identify the profile of the educator insoils and educational institutions committed to the theme and, thus, to verify who promotes Soil Education in Brazil. Chapter III aimed to identify the actions established and implemented by Soil Education. The actions comprise the educational practices carried out in formal and non-formal spaces of education, aswell as the public to whom they want to become aware with Soil Education. Chapter IV aimed to identify the educational paradigm that permeates Soil Education in basic education, from the confrontation between the traditional paradigm and the complex.Therefore, it was necessary to analyze whether the intentionality of the intended paradigm for the pedagogical practices of Soil Education correspond to the paradigm effectively applied in pedagogical interventions, in order to provide changes insociety's behavior in the face of soils. In conclusion, that the works published in theSBES demonstrate that there is a movement of intentionality change in Soil Education towards the complex paradigm. However, the change of intention is still restricted to the theoretical foundation of the interventions, as the pedagogical practices and actions demonstrate an approach molded in the traditional paradigm.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCiencia do solo - Congressospt_BR
dc.subjectCiência do Solopt_BR
dc.titleSimpósios brasileiros de educação em solos : autores, temas e paradigmas nos resumos publicadospt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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