Um diagnóstico das fake news na sociedade e o papel do ensino de ciências no combate a elas.
Date
2021Author
Vendrame, Thais Regina Magalhães, 1997-
Metadata
Show full item recordSubject
Fake newsRedes sociais
Biologia
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
Monografia Graduação DigitalAbstract
Resumo : A demanda por informação é cada vez maior e pode gerar conflitos dependendo do contexto que esta notícia está inserida. Ao longo da história, muitas vezes fake news foram criadas e disseminadas, porém nunca tanto quanto atualmente. No presente estudo buscamos avaliar o comportamento de pessoas frente a notícias falsas e verdadeiras. Foi utilizado um formulário (Google Forms) com questões objetivas e abertas, distribuído por redes sociais. O número de formulários respondidos foi 154, com pessoas desde muito jovens (12 anos) até maduros (70 anos). O perfil do público que respondeu foi de pessoas com nível de escolaridade bom (superior e pós-graduação) e adultos (21 a 31 anos). A maioria dos acessos a informações e notícias foi indicado no Facebook e no WhatsApp, a maioria acredita no impacto das Fake News na sociedade e creem que o espaço escolar deve ser um local adequado para abordar o tema. Colocados frente a títulos de notícias (6 fake e 4 verdadeiras) a maioria das respostas não souberam definir se eram notícias fake ou não, mas a maioria indicou que procuraria checar a informação antes de divulgar. Apesar do baixo nível de acerto se a notícia é verdadeira ou não, os resultados obtidos indicam um comportamento desejado que é a checagem. Ficou evidente a importância da escola para a educação e treinamento do cidadão para o letramento científico, ferramenta segura para a diminuição de fake news na sociedade.
Collections
- Licenciatura [65]