• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Palotina)
    • Licenciatura
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Palotina)
    • Licenciatura
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Concepções de professores e futuros professores sobre o ensino da forma da terra.

    Thumbnail
    View/Open
    PATRICIA NATIELE DIEL_BIOLOGIA_2021_1.pdf (1.047Mb)
    Date
    2021
    Author
    Diel, Patrícia Natiele, 1999-
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Ciência - Estudo e ensino
    Biologia
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Graduação Digital
    Abstract
    Resumo : A Astronomia é um dos elementos essenciais para a sociedade, com isso, este conteúdo é abordado no ensino de Ciências, mas é considerado um dos conteúdos mais complexos de se trabalhar em sala de aula. Isto porque, alunos e professores apresentam concepções alternativas, e essas ideias costumam resistir ao ensino escolar. Desta forma, esta pesquisa visa compreender quais estratégias didático-metodológicas os professores e futuros professores empregam em sua sala de aula para trabalhar com o tema da forma da Terra (HARRES, 2001). Além disso, foi investigado se os professores levam em consideração as ideias prévias dos alunos em relação ao conteúdo. Para isto, pretendemos responder o seguinte problema de pesquisa: Quais as concepções didático-metodológicas de professores e futuros professores acerca da forma da Terra?. E neste sentido, o objetivo desta pesquisa foi "compreender as estratégias didático-metodológicas empregadas por professores e futuros professores, com relação ao ensino da forma da Terra". Para a realização desta investigação utilizamos como abordagem, a pesquisa qualitativa e realizamos a construção de um questionário aberto elaborado na plataforma Google Forms. O público alvo desta investigação foram discentes do curso de Ciências Biológicas modalidade Licenciatura e professores de Ciências. A análise dos dados foi realizada através da Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2006). Os resultados obtidos foram que os professores e futuros professores levam em consideração as ideias prévias dos alunos, além de apresentarem diversas estratégias didática. Ao final discute-se a necessidade dos licenciandos do 1°Ano, ter um maior embasamento científico, para uma melhor abordagem futura do tema forma da Terra para os alunos.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/74795
    Collections
    • Licenciatura [65]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV