dc.contributor.advisor | Lisbôa, Eliana Santana, 1969- | pt_BR |
dc.contributor.author | Muniz Júnior, Antônio Carlos Nunes, 1997- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-04-04T13:45:48Z | |
dc.date.available | 2022-04-04T13:45:48Z | |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/74787 | |
dc.description | Orientador: Eliana Santana Lisbôa | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Ciências Biológicas. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo :
O crescente número de publicações a respeito dos impactos ocasionados pelos microplásticos aos seres vivos e ao meio ambiente foi o ponto de partida para desenvolver uma metodologia que permitisse ao aluno, acesso e conhecimento à temática de forma colaborativa, interativa e lúdica, recorrendo ao potencial educativo da Web (recursos da internet). Portanto, o objetivo deste trabalho foi analisar se a metodologia WebQuest contribuiu para o entendimento acerca dos microplásticos dos alunos do 8º ano do ensino fundamental II. Em termos metodológicos, o estudo é de cunho qualitativo, que tomou um formato de estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados foram dois questionários. O primeiro (diagnóstico) teve como objetivo fazer um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos acerca da temática "Microplásticos". O segundo (avaliativo), teve como finalidade avaliar se a metodologia WebQuest contribuiu para o entendimento sobre microplásticos e seu impacto no meio ambiente. Para analisar os dados, recorremos a análise exploratória descritiva e a análise de conteúdo do tipo exploratório. Os resultados obtidos apontam que o uso da metodologia WebQuest pode ser um recurso viável para que os alunos obtenham conhecimento acerca dos microplásticos e os impactos causados no meio ambiente. Foi possível perceber que os alunos compreenderam os impactos dos microplásticos para o meio ambiente, e que as tecnologias podem auxiliar de maneira significativa no processo de aprendizagem. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Novas tecnologias | pt_BR |
dc.subject | Biologia | pt_BR |
dc.title | Aprendendo sobre microplásticos e seu impacto no meio ambiente : análise do potencial da Webquest | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |