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dc.contributor.advisorMoro, Maria Lucia Faria, 1944-pt_BR
dc.contributor.authorRamos, Ana Luiza Maximopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-11T18:09:19Z
dc.date.available2022-08-11T18:09:19Z
dc.date.issued1995pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/74745
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Maria Lucia Faria Moropt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Educação, Curso de Pós-graduação em Educação.pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 137-141pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho consiste em um estudo a respeito de como é trabalhada a alfabetização na pré-escola das redes municipal e estadual de ensino, da cidade de Itajaí. Apresentamos aqui uma breve revisão de literatura onde comentamos a respeito de algumas teorias que influenciaram a pré-escola brasileira; as funções que ideologicamente foram à nossa pré-escola atribuídas e, mais especificamente, à alfabetização na pré-escola, e expomos os resultados da pesquisa de campo. Tais resultados provêm da análise qualitativa de conteúdo dos discursos dos sujeitos, de seus planos de ensino e propostas curriculares das redes de ensino já citadas; do estabelecimento de relações entre estas diferentes fontes de dados no que se refere à concepção de pré-escola e de alfabetização; da metodologia empregada no desenvolvimento desse trabalho; de suas práticas avaliativas e principais dificuldades apresentadas pela amostra. Os sujeitos são professoras atuantes em classes de pré-escola de duas escolas públicas, localizadas na periferia de Itajaí, sendo uma delas da rede municipal e a outra da rede estadual de ensino. Os resultados apontam: a) a alfabetização na pré-escola é voltada à prontidão para a entrada no primeiro grau; b) o trabalho de alfabetização nessas préescolas enfatiza sua função compensatória; c) a formação das professoras é inadequada causando dificuldades no entendimento da proposta curricular que norteia seu trabalho e desconhecimento ou distorção no entendimento desta enquanto processo de aquisição conceituai; d) a maneira como é desenvolvida a alfabetização, nessas pré-escolas, desconsidera o processo de construção da leitura e escrita pela criança; e) as professoras desconhecem e/ou, em alguns casos possuem uma visão distorcida do processo de aquisição da lecto-escrita; f) a necessidade urgente de uma revisão dos cursos de formação de professores. Frente à análise dos dados e às conclusões deles extraídas, ousamos apontar alguns caminhos para o desenvolvimento de uma prática pedagógica da alfabetização na pré-escola, que favoreça à criança o acesso à leitura e à escrita inseridas em seu contexto social.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work consists of a study on how to deal with literacy of preschool of municipal and state schools network in Itajai city. We present here a brief review of the literature in which we talk about some theories that influenced the Brazilian preschool; the functions which were atributed to our preschool ideologically and more specifically to literacy in the earlier ages and we show the results on that field research. Those results come from a qualitative analysis of the discourse contents of the teachers involved in the process; from their teaching plans and curriculum objectives of the school network refered above; the relationship among these different data resources relative to preschool concepts and literacy; the methodology used in the development of that task; the evaluation practice and major difficulties that was got from the sample. The subjects are teachers who work in preschool classes of the state schools, located in the outskirts of Itajai city. One is a municipal and the other a state school. The results points out: a) literacy in preschool goals the readiness for first grade entrance; b) the work of teaching reading and writing in those schools enphasizes its compensatory functions; c) the graduation of the teachers is not good, causing difficulties on understanding the curriculum methodology that leads their work and misunderstanding or distorted view on understanding of that as a process of the conceptual aquisition; d) the way in which they develop literacy process in those schools disregard the process of the construction of reading and writing by the children; e) theachers don't know or in some cases have a distorted view of the process of the acquisition of reading and writing; f) the urgent necessity of a review of the teachers' graduation courses. According to the analysis of the facts and the conclusions got from them, we dare to point out ways for development of a teaching practice for reading and writing in preschools in order to help children having access to reading and writing within their social context.pt_BR
dc.format.extent141f. : il. ; 30 cm.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEducação pre-escolarpt_BR
dc.subjectProfessores de ensino pre - escolar - Formaçãopt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleAlfabetização na pré-escola : apreciação analítica e contribuições para a construção de um caminho interdisciplinarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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