• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
    • Dissertações
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
    • Dissertações
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Controvérsias sóciocientíficas e natureza da ciência : um estudo sobre o ENPEC

    Thumbnail
    View/Open
    R - D - JACKELINE MOURA GORDIA.pdf (2.326Mb)
    Date
    2022
    Author
    Moura, Jackeline, 1988-
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Ciência - Estudo e ensino
    Natureza
    Matemática
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação Digital
    Abstract
    Resumo: Discussões que envolvem Controvérsias Sociocientíficas (CSC) e Natureza da Ciência (NdC) podem contribuir para a compreensão dos pressupostos epistemológicos presentes nas relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), sendo este um dos principais objetivos a serem alcançados pelo Ensino de Ciências. Neste trabalho, realizamos uma investigação sobre o estado do conhecimento das pesquisas a respeito das CSC e NdC apresentadas no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), desde sua primeira edição, no ano de 1997, até 2019. A partir disso, objetivamos conhecer o que vem sendo produzido sobre estas duas temáticas, bem como analisar se as CSC têm sido utilizadas para produzir reflexões sobre NdC. Para tanto, desenvolvemos um estudo do tipo estado do conhecimento, cuja constituição de dados ocorreu a partir das ATAS das doze edições do ENPEC. Constatamos que as pesquisas sobre CSC se apresentam mais aplicadas ao ambiente escolar e buscam desenvolver capacidades argumentativas e discursivas ao tratar de assuntos que envolvem Ciência e Tecnologia. Também apresentam relações muito estreitas com a perspectiva CTS, discutindo em grande parte temáticas sociais e ambientais. No entanto, notamos que pouco se relacionam diretamente à NdC, apresentando de forma implícita aspectos e objetivos comuns a esta abordagem. No que se refere às pesquisas sobre NdC, constatamos que majoritariamente buscam verificar as concepções de professores e alunos, que poucas pesquisas se apresentam como propostas didáticas ou intervenções didáticas. Evidenciando, assim, que apesar da crescente preocupação em relação ao entendimento da NdC, ainda é necessário que ações para essa mudança conceitual estejam presentes na literatura.
     
    Abstract: Discussions involving Socio-Scientific Controversies (CSC) and Nature of Science (NOS) can contribute to the understanding of the epistemological assumptions present in the relations between Science, Technology and Society (STS), which is one of the main objectives to be achieved by Science Teaching. In this work, we carried out an investigation into the state of knowledge of research on CSC and NOS presented at the National Meeting of Research in Science Education (ENPEC), from its first edition, in 1997, to 2019. to know what has been produced on these two themes, as well as to analyze whether the CSC have been used to produce reflections on NOS. For that, we developed a study of the state of knowledge type, whose data constitution took place from the ATAS of the twelve editions of ENPEC. We found that research on CSC is more applied to the school environment and seeks to develop argumentative and discursive skills when dealing with issues involving Science and Technology. They also have very close relationships with the STS perspective, largely discussing social and environmental issues. However, we note that little is directly related to NOS, implicitly presenting aspects and objectives common to this approach. With regard to research on NOS, we found that mostly they seek to verify the conceptions of teachers and students, that few researches present themselves as didactic proposals or didactic interventions. Evidencing, therefore, that despite the growing concern regarding the understanding of the NOS, it is still necessary that actions for this conceptual change are present in the literature.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/74717
    Collections
    • Dissertações [170]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV