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dc.contributor.advisorPavão, Zelia Milleo, 1928-2021pt_BR
dc.contributor.authorSganzerla, Nelva Maria Zibetti, 1942-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-06-28T20:48:01Z
dc.date.available2022-06-28T20:48:01Z
dc.date.issued1984pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/74701
dc.descriptionOrientadora: Professora Zélia Milléo Pavãopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo principal deste trabalho foi detectar em que condições os egressos do Curso de Estatística da Universidade Federal do Paraná desempenham suas funções profissionais e qual sua opinião sobre a relação currículo pleno e exigência do mercado de trabalho. Objetivou-se, assim, obter a contribuição desses egressos para o aprimoramento do currículo do referido Curso, tanto a nível local quanto federal. A necessidade de atualização do currículo manifestada pelos professores do Curso e também apontada em publicações periódicas de órgãos de classe conduzem à busca de uma redefinição do perfil do estatístico conforme exigência do mercado de trabalho. Para a realização do trabalho,- partiu-se de uma pesquisa bibliográfica sobre o papel da Universidade na formação de recursos humanos para a comunidade e, em especial, sobre a caracterização do estatístico no Brasil. A coleta de dados foi realizada mediante a utilização de um instrumento elaborado especialmente para esta pesquisa e aplicado a todos os egressos do Curso. Os dados indicam a necessidade de aperfeiçoamento contínuo do currículo do Curso. Segundo os egressos, este aperfeiçoamento poderia ser conseguido através de maior integração entre as disciplinas, maior motivação e atualização dos professores no sentido de se buscar ura equilíbrio entre teoria e prática, preparando o aluno para que o estágio seja uma síntese de sua formação, proporcionando, assim, maior segurança profissional. As considerações e sugestões dos egressos indicam a criação de um Laboratório de Estatística ou de um órgão de consultoria na Universidade Federal do Paraná como instrumento promotor de um maior entrosamento entre os aspectos teóricos e práticos do Curso, mediante a atuação conjunta de professores e alunos na procura de solução de problemas que requeiram a ação do Estatístico.pt_BR
dc.description.abstractSummary: The main objective of this study was to investigate the working conditions of Statisticians who graduated from the Federal University of Paraná, as well as to collect their oppinions concerning the relationship between the curriculum content and the requirements of the labor market. The researcher's principal concern was to gather these graduates' contributions to the betterment of curriculum,both at the local and national level. The search, for a redefinition of the Statistician's profile in face of the demands of the labor market stems from the need of updating the curriculum which has been stressed by professors of that major as well as in many scientific journals. The review of the literature focus (1) on the role of the University in the preparation of human resources and (2) on the characterization of the Statistician in Brazil. The collection of the data was conducted hy means of a questionnaire made up specially for this study. All of the graduates answered the questionnaires. The data indicate the need for a continuous improvement of the curriculum. According the the graduates,this improvement could be attained through a better integration of the courses and a greater motivation and actualization of the teaching body in order to achieve an equilibrium between theory and practice. Thus, the student would be prepared in such a way that the "estagio", a synthesis of his studies, would make him a good professional. The oppinions.and suggestions of the graduates indicate the establishment of a Statistics Laboratory or a Consulting institution within the University as an instrument which would promote a better relationship between theory and practice, as a result of the joint endeavors of students and professors in the search for solutions to problems which require the participation of Statisticians.pt_BR
dc.description.abstractResumen: El objetivo principal de este trabajo fue detectar las condiciones en que los egresados del Curso de Estadística de la UFPR desempeñan sus funciones profesionales y cuál es su opinión sobre la relación currículo pleno y la exigencia del mercado de trabajo. Se objetivó así. obtener la contribución de esos egresados para el aprimoramiento del currículo del referido Curso, tanto a nivel local como federal. La necesidad de actualización del Currículo,manifestada por los profesores del Curso y también señalada en publicaciones periódicas de órganos de clase, conducen a la búsqueda de una redefinición del perfil del Estadístico según la exigencia del mercado de trabajo. Para la realización de este estudio, se partió de una pesquisa bibliográfica acerca del papel de la Universidad en la formación de recursos humanos para la comunidad y,especialmente, sobre la caracterización del estadista en Brasil. La colecta de datos fue realizada mediante la utilización de un instrumento elaborado especialmente para esta: pesquisa y aplicado a todos los egresados del Curso. Los datos indican la necesidad del perfeccionamiento continuo del currículo del Curso. Según los egresados, este perfeccionamiento podría ser conseguido a través de mayor integración entre las disciplinas, mayor motivación y actualización de los profesores en el sentido de buscar un equilibrio entre teoría y práctica, preparando el alumno para que la práctica sea una síntesis de su formación,proporcionando, así, una mayor seguridad profesional. Las consideraciones y sugestiones de los egresados indican la creación de un Laboratorio de Estadística o de un organismo de consultoría en la Universidad Federal del Paraná, como instrumento promotor de una mayor concatenación entre los aspectos teóricos y prácticos del Curso, mediante la actuación conjunta de profesores y alumnos en la búsqueda de solución de problemas que requieran la acción del Estadístico.pt_BR
dc.format.extent218p. : il., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectEstatistica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleContribuiçao dos bacharéis em Estatística, egressos da Universidade Federal do Paraná, ao aprimoramento do currículo do cursopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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