Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorChueke, Zélia, 1961-pt_BR
dc.contributor.authorBrombilla, Marcelo Cazarottopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.date.accessioned2022-05-30T16:24:18Z
dc.date.available2022-05-30T16:24:18Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/74652
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Zélia Chuekept_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 21/10/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Neste trabalho são analisadas as relações e as correlações envolvendo transferências gestuais e culturais, estabelecidas por três compositores e três intérpretes, respectivamente durante o processo de composição e de preparação da performance de obras para violão solo especialmente encomendadas. As três composições têm como fonte primária uma gravação realizada junto à etnia indígena Krahô. A hipótese que deu origem a este trabalho considera a identificação, pelos intérpretes colaboradores, dos gestos musicais transferidos da gravação às obras durante o processo de composição. Uma análise do gesto musical de cada obra e um cruzamento desta análise com os resultados obtidos através de relatos de cada colaborador acerca de sua participação são apresentados como ponto de partida para futuros trabalhos acadêmicos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work analyses the correlations involving musical gestures and cultural transferences established by three composers and three performers during their composition and performance preparation processes of specially commissioned classical guitar pieces. The three compositions were inspired by a recorded extract of the indigenous Krahô ethnic group. The hypothesis that gave rise to this work considers the identification, by the collaborating interpreters, of the musical gestures transferred from the recording during the composition process of each work. As a starting point for further research works, data crossing of the analysis' results with those obtained from the accounts of each collaborator about their process of performance/composition is presented.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectComposição (Música)pt_BR
dc.subjectComunicação não-verbalpt_BR
dc.subjectGestospt_BR
dc.subjectViolãopt_BR
dc.subjectPrática interpretativa (Música)pt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.titleTransferência de gesto em composições para violão : as relações entre fonte primária, compositor e intérpretept_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples