Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorStoltz, Tania, 1963-pt_BR
dc.contributor.authorAlves, Bianca Louise Malucelli Corrêa, 1988-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-03-28T18:01:00Z
dc.date.available2022-03-28T18:01:00Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/74600
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Tania Stoltzpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 31/03/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 185-203pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho pretende analisar a atuação dos influenciadores neuroendócrinos, em especial, da ocitocina nas trocas sociais e afetivas entre professor e alunos, na prática pedagógica escolar. Destacam-se as trocas bidirecionais resultantes do processo de ensino e aprendizagem, as quais influenciam e são influenciadas pelos estímulos bioquimiofisiológicos dos indivíduos, suas ações e práticas pedagógicas e o ambiente. Para tanto, foram trazidos aprofundamentos científicos sobre a liberação de ocitocina diante dos processos de interação, sendo sua análise a partir da relação social e afetiva existente em salas de aula dos diferentes níveis da Educação Básica. O enfoque da pesquisa é qualitativo com abordagem de estudo de caso (CRESWELL, 2014). A tese envolve uma revisão sistemática de estudos sobre a liberação de ocitocina diante das práticas pedagógicas e das relações entre professor-aluno. O estudo caracterizado como exploratório analisou a escola como contexto, em suas diversas dependências. Participaram da pesquisa três professores, atuantes nos níveis da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e um coordenador pedagógico. Foram realizadas cinco sessões de observação simples em cada nível de ensino. Simultaneamente às observações, ocorreram as entrevistas semiestruturadas com os participantes. O estudo propôs também o uso de material biológico para análise da ocitocina. Junto aos instrumentos descritos, foram analisados documentos pertinentes ao estudo, como: planos de aula e o Projeto Político Pedagógico. Com os alunos, foram aplicados questionários. Com base no repertório teórico e prático da pesquisa, foram encontrados os núcleos de significação: o perfil afetivo do professor; a interação entre professor e aluno; os projetos escolares realizados; o contexto pessoal do aluno e as questões orgânicas e biológicas dos participantes do processo, fatores interfererentes na prática pedagógica escolar. Através dos testes clínicos foram averiguados os níveis do neurohormônio OT possibilitando a análise da atuação de substâncias neuroendócrinas frente a interação social e afetiva dos indivíduos concernentes à prática pedagógica escolar. Como resultados, constatouse o aumento nos níveis da neurohormônio ocitocina nos participantes do estudo, quando comparados aos valores iniciais obtidos em prévia coleta, sem a interação do professor com os alunos. Contudo, ainda sem resposta ao fato dela ser precursora de tais efeitos, mediadora do processo ou uma resposta do organismo frente aos estímulos sociais e afetivos recebidos externamente. Os resultados, conseguidos a partir do estudo, demonstram a necessidade de mais pesquisas na área. Em conformidade aos achados na literatura, conclui-se que a ocitocina tem seus níveis elevados nos momentos de interação social e afetiva em contexto escolar, presente durante a práxis pedagógica, nas trocas entre professores e alunos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present work intends to analyze the performance of physiological correlates, in particular, oxytocin in the social and affective exchanges between teacher and students, in school pedagogical practice. The two-way exchanges resulting from the teaching and learning process stand out, which influence and are influenced by the individuals' biochemical and physiological stimuli, their pedagogical actions and practices and the environment. To this end, scientific research on the release of oxytocin in the face of interaction processes was brought about, and its analysis was based on the social and affective relationship existing in classrooms at different levels of Basic Education. The research focus is qualitative with a case study approach (CRESWELL, 2014). The thesis involves a systematic review of studies on the release of oxytocin in the face of pedagogical practices and teacher-student relationships. The study, characterized as exploratory, analyzed the school as a context, in its various dependencies. Three teachers participated in the research, working at the levels of Early Childhood Education, Elementary Education I and II and a pedagogical coordinator. Five simple observation sessions were held at each level of education. Simultaneously with the observations, semi-structured interviews with the participants took place. The study also proposed the use of biological material for the analysis of oxytocin. Along with the instruments described, documents relevant to the study were analyzed, such as: lesson plans and the Political Pedagogical Project. Questionnaires were applied to the students. Based on the theoretical and practical repertoire of the research, the nuclei of meaning were found: the affective profile of the teacher; the interaction between teacher and student; school projects carried out; the student's personal context and the organic and biological issues of the participants in the process, factors that interfere in school pedagogical practice. Through clinical tests, the levels of OT neurohormone were investigated, making it possible to analyze the performance of physiological correlates in the face of the social and affective interaction of individuals concerning school pedagogical practice. As a result, there was an increase in the levels of the oxytocin neuromolecule in the study participants, when compared to the initial values obtained in previous collection, without the interaction of the teacher with the students. However, there is still no answer to the fact that it is a precursor of such effects, mediator of the process or a response of the organism to the social and affective stimuli received externally. The results, obtained from the study, demonstrate the need for more research in the area. In accordance with the findings in the literature, it is concluded that oxytocin has its high levels in moments of social and affective interaction in the school context, present during pedagogical praxis, in exchanges between teachers and students.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online (219 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectProfessores e alunos - Interação socialpt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectHormoniospt_BR
dc.subjectNeuroendocrinologiapt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.titleA ação da ocitocina na relação socioafetiva dos professorespt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples