dc.contributor.advisor | Vieira, Carlos Eduardo, 1963- | pt_BR |
dc.contributor.author | Caldas, Ana Carolina | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-26T17:22:21Z | |
dc.date.available | 2022-08-26T17:22:21Z | |
dc.date.issued | 2003 | pt_BR |
dc.identifier | Broch | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/74565 | |
dc.description | Anexos | pt_BR |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Carlos Eduardo Vieira | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação - Linha de História e Historiografia da Educação | pt_BR |
dc.description | Inclui referências: p. 131-134 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Esta pesquisa busca investigar e interpretar a dimensão educativa do Centro Popular de Cultura do Paraná, no período de 1959 a 1964. A efervescência ideológica, política e cultural dos anos 60 levou os intelectuais de esquerda a se colocarem como responsáveis pela defesa da nação e pela conscientização e educação política do povo, elegendo este como protagonista das mudanças sociais. Artistas, estudantes e militantes politicos estiveram à frente como organizadores e dirigentes de diferentes projetos político-culturais, que caracterizaram um rico e amplo movimento em âmbito nacional, voltado para a afirmação da cultura popular, como alternativa de mobilização do povo e de valorização da identidade nacional. Nesse contexto é que se desenvolveu o CPC do Paraná, como um movimento politico-cultural constituído pelo entrecruzamento entre a arte, a educação e a política, permeado pelos objetivos de educar e de mobilizar o povo politicamente. Esse dilema educar/mobilizar caracterizou a atuação dos intelectuais integrantes do CPC paranaense, que pelo teatro político e pela alfabetização popular, caracterizados como instrumentos de comunicação com o povo, buscaram encontrar formas de unificação de ambos os objetivos, constituindo assim o sentido da dimensão educativa desse projeto politico-cultural. | pt_BR |
dc.format.extent | 135 f. : il. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Cultura - História | pt_BR |
dc.subject | Cultura - Paraná - 1959-1964 | pt_BR |
dc.subject | Arte e educação | pt_BR |
dc.subject | Arte - Paraná | pt_BR |
dc.subject | Política cultural - Paraná - 1959-1964 | pt_BR |
dc.subject | Redação acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Centro Popular de Cultura no Paraná (1959-1964) : encontros e desencontros entre arte, educação e política | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |