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    Centro Popular de Cultura no Paraná (1959-1964) : encontros e desencontros entre arte, educação e política

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    D - D - ANA CAROLINA CALDAS.pdf (20.23Mb)
    Date
    2022-06-29
    Author
    Caldas, Ana Carolina
    Metadata
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    Subject
    Cultura - História
    Cultura - Paraná - 1959-1964
    Arte e educação
    Arte - Paraná
    Política cultural - Paraná - 1959-1964
    Redação acadêmica
    Educação
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação
    Abstract
    Resumo: Esta pesquisa busca investigar e interpretar a dimensão educativa do Centro Popular de Cultura do Paraná, no período de 1959 a 1964. A efervescência ideológica, política e cultural dos anos 60 levou os intelectuais de esquerda a se colocarem como responsáveis pela defesa da nação e pela conscientização e educação política do povo, elegendo este como protagonista das mudanças sociais. Artistas, estudantes e militantes politicos estiveram à frente como organizadores e dirigentes de diferentes projetos político-culturais, que caracterizaram um rico e amplo movimento em âmbito nacional, voltado para a afirmação da cultura popular, como alternativa de mobilização do povo e de valorização da identidade nacional. Nesse contexto é que se desenvolveu o CPC do Paraná, como um movimento politico-cultural constituído pelo entrecruzamento entre a arte, a educação e a política, permeado pelos objetivos de educar e de mobilizar o povo politicamente. Esse dilema educar/mobilizar caracterizou a atuação dos intelectuais integrantes do CPC paranaense, que pelo teatro político e pela alfabetização popular, caracterizados como instrumentos de comunicação com o povo, buscaram encontrar formas de unificação de ambos os objetivos, constituindo assim o sentido da dimensão educativa desse projeto politico-cultural.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/74565
    Collections
    • Dissertações [755]

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