Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBufrem, Leilah Santiago, 1942-pt_BR
dc.contributor.authorBandeira, Denise Adrianapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-06-22T15:48:41Z
dc.date.available2022-06-22T15:48:41Z
dc.date.issued2001pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/74373
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Leilah Santiago Bufrempt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2001pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 221-229pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Currículo e Conhecimentopt_BR
dc.description.abstractResumo: Perscruta o saber a ser ensinado em Arte especificamente, em Desenho, na Disciplina Desenho Artístico, do curso de formação de professores em Educação Artística, habilitação Artes Plásticas, da Faculdade de Artes do Paraná (FAP). Com esta intenção, analisa os documentos oficiais, diretrizes e propostas curriculares produzidos pela Secretaria de Educação do Estado, destacando dois momentos de importância para o ensino de Arte. O primeiro momento foi caracterizado pela obrigatoriedade do ensino artístico após a Lei n.° 5.692/71 e pela definição do primeiro currículo dirigido aos cursos de formação de professores em Educação Artística. E o segundo momento que foi marcado pelas discussões sobre a democratização da educação que antecederam à aprovação da Lei n.° 9.394/96. Com o levantamento e a análise das diretrizes e propostas curriculares apresentadas para o ensino de Educação Artística no 1.° e 2.° graus obteve um panorama que permite enfocar aspectos da compatibilidade entre o saber acadêmico e o saber a ser ensinado em Desenho ao associar algumas das indicações bibliográficas apresentadas pelos ementários e conteúdos programáticos da disciplina Desenho Artístico. Os elementos instituidores dos saberes e das práticas escolares foram considerados constituídos pelas diretrizes, propostas curriculares, pareceres e pelas indicações bibliográficas e também articulados por um eixo principal que, relacionado aos aspectos teóricos da transposição didática, permitindo obter os resultados da análise proposta. Entretanto, a intenção de resgatar a produção de um saber em Arte demandou, além da revisão do processo histórico da construção desse saber, a revisão do processo histórico de criação da FAP. Neste contexto, foi determinante para completar alguns dados essenciais mapear diferentes escolas que serviram de alicerce e consolidaram o ensino de Arte, principalmente no Paraná. Como resultado, aponta necessariamente para uma revisão das propostas e diretrizes curriculares destinadas aos cursos de formação de professores em Arte, além de questionar a permanência das práticas de ensino de desenho associadas às indicações bibliográficas que servem de apoio à produção do texto do saber a ser ensinado.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The object of this study is to investigate the knowledge to be taught in Art, specifically in drawing, in the Artistic Drawing class for the Teacher’s Education course with emphasis in Visual Art o f the Faculdade de Artes do Paraná (FAP). This paper analyzes official documentation, current trends, and curricular proposals of the State’s Education Secretary with a special attention to two particular instances in Art Teaching. The first instance appeared when Art Education was made compulsory by law n° 5.692/71 thus creating the first curriculum for teacher’s education in Arts; the second is marked by the discussion on the democratization of education that came before the approval o f law n° 9.394/96. After a thorough analysis o f the guidelines and curriculum proposals presented for the teaching of Art Education in elementary and high school level courses, we have an understanding that lets us focus on compatibility aspects between the academic knowledge and the knowledge to be taught in Drawing, when we study some of the bibliographical indications given by the programmatic contents of the Artistic Drawing Course. The elements that establish the knowledge and school practices are constituted by guidelines, curriculum proposals, studies and bibliographical indications. These elements when confronted with theoretical aspects of one systematic educational transformation that allows us to obtain the results of this analysis. However, the intention to rescue the production of "Art Knowledge", besides the revision o f the historical process that led us to the construction of this knowledge, demanded us to review the historical process of the creation of FAP. In this context, it was determinant, in order to complete essential data, the study of different schools that served as a basis and helped to consolidate the teaching of art, mainly in the state of Paraná, Brazil. The results point necessarily to a revision in the proposals and curricular standards of the Education Teaching courses for the formation of Art instructors and it also questions the current practices in the teaching of drawing associated to the bibliographical indications that serve as a reference to the production of the knowledge text to be taught.pt_BR
dc.format.extentviii, 264 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDesenho - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleMudanças do saber em arte : descobrindo compatibilidades do saber a ser ensinado na disciplina de Desenho Artístico, curso de Educaçao Artística da Faculdade de Artes do Paranápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples