Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCleophas, Maria das Graçaspt_BR
dc.contributor.authorMachado, Marly Stephany Magalhãespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.date.accessioned2022-05-03T14:06:39Z
dc.date.available2022-05-03T14:06:39Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/74356
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Maria das Graças Cleophas Portopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 15/12/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 163-180pt_BR
dc.description.abstractResumo: As transformações tecnológicas que vêm ocorrendo ao longo dos últimos anos, principalmente no que tange o contexto pandêmico, propiciam aos estudantes o acesso à internet e/ou outros ambientes digitais de forma cada vez mais rotineira. Entretanto, em meio a tantas informações, passa a ser fundamental compreender como selecioná-las e a como monitorar o próprio processo de aprendizagem. Nessa conjuntura, os processos metacognitivos, principalmente a regulação metacognitiva ou autorregulação, são essenciais para o desenvolvimento de habilidades frente à empregabilidade das diferentes tecnologias digitais no ensino híbrido e/ou remoto. Nessa direção, o feedback, apresenta-se como uma estratégia que pode contribuir para o desenvolvimento da regulação metacognitiva dos aprendizes por intermédio das tecnologias digitais. Por esse ângulo, a questão que direciona a pesquisa concentrou-se em: como os professores de ciências incentivam a autorregulação dos estudantes através da estratégia de feedback por meio da utilização das tecnologias digitais? Para tanto, o objetivo deste trabalho esteve pautado em compreender de que forma os professores de ciências do ensino fundamental e médio promovem a regulação metacognitiva de seus estudantes por intermédio do feedback aliado às tecnologias digitais no contexto de aprendizagem. Diante disso, o corpus metodológico da pesquisa caracterizou-se de natureza básica, de abordagem qualitativa e exploratória. Isto posto, o estudo esteve imbricado em cinco fases, das quais houve a preparação do estudo, a constituição de dados através de entrevistas semiestruturadas em plataforma online, bem como sua análise, discussão dos resultados e conclusão. Ao todo, foram entrevistados 14 professores de ciências da educação básica e, partindo da categorização dos seus relatos, através da Análise de Conteúdo de Bardin (2016), constatou-se que situações didáticas como: leitura e pesquisa, atividades criativas, experiências, resolução de problemas, questões de problematização e reflexão, revisão e, avaliação, levantadas por eles, podem criar possibilidades de incentivar a regulação metacognitiva de seus estudantes, por meio do feedback utilizando ambientes de aprendizagem online, plataformas interativas, plataformas de comunicação e, vídeos. Entretanto, por mais que em alguns relatos, tenha sido possível constatar o favorecimento para o desenvolvimento de elementos autorregulatórios como o planejamento, o monitoramento e, a avaliação, esse processo não ocorre, muitas vezes, de maneira totalmente explícita e consciente, isto é, com orientações estruturadas e direcionadas a esse propósito. Nessa seara, espera-se que este estudo possa ampliar o conhecimento no que se refere a como os professores têm trabalhado a tríade metacognição, feedback e tecnologias digitais no contexto de ensino. E, além disso, levantar subsídios no que diz respeito a como a estratégia do feedback através das tecnologias digitais pode contribuir para o desenvolvimento metacognitivo do aprendiz no ensino de ciências, em especial, a autorregulação.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Technological transformations that have been taking place over the last few years, especially with regard to the pandemic context, provide students with access to the internet and/or other digital environments in an increasingly routine manner. However, in the midst of so much information, it becomes essential to understand how to select them and how to monitor the learning process itself. In this juncture, metacognitive processes, mainly metacognitive regulation or selfregulation, are essential for the development of skills in view of the employability of different digital technologies in blended and/or remote teaching. In this sense, feedback is presented as a strategy that can contribute to the development of metacognitive regulation of learners through digital technologies. From this angle, the question that guides the research focused on: how do science teachers encourage students' self-regulation through the feedback strategy through the use of digital technologies? Therefore, the objective of this work was based on understanding how science teachers in elementary and high school promote the metacognitive regulation of their students through feedback combined with digital technologies in the learning context. Therefore, the methodological corpus of the research was characterized by a basic nature, with a qualitative and exploratory approach. That said, the study was intertwined in five phases, of which there was the preparation of the study, the constitution of data through semi-structured interviews in an online platform, as well as its analysis, discussion of results and conclusion. In all, 14 basic education science teachers were interviewed and, and, based on the categorization of their reports, through the Content Analysis of Bardin (2016), it was found that didactic situations such as: reading and research, creative activities, experiences, problem solving, questioning and reflection issues, review and evaluation, raised by science teachers can create possibilities to encourage the metacognitive regulation of their students, through feedback using online learning environments, interactive platforms, communication platforms and videos. However, although in some reports, it has been possible to verify the favoring of the development of self-regulatory elements such as planning, monitoring and evaluation, this process often does not occur in a fully explicit and conscious way, that is, with structured and directed guidelines for this purpose. Thus, it is expected that this study can expand the knowledge regarding how teachers have worked with the triad metacognition, feedback and digital technologies in the teaching context. In addition, raise subsidies regarding how the feedback strategy through digital technologies can contribute to the metacognitive development of the learner in science education, in particular, selfregulation.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectTecnologia e educaçaopt_BR
dc.subjectCiências - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleO feedback por meio das tecnologias digitais como estratégia para o desenvolvimento da regulação metacognitiva no ensino de ciênciaspt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples