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dc.contributor.advisorSánchez García, Laura, 1957-pt_BR
dc.contributor.authorFerreira, Marta Angélica Montiel, 1970-pt_BR
dc.contributor.otherSouza, Tanya Amara Felipe dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informáticapt_BR
dc.date.accessioned2022-05-27T13:14:48Z
dc.date.available2022-05-27T13:14:48Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/74339
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Laura Sánchez Garcíapt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Profª. Drª. Tanya Amara Felipept_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Informática. Defesa : Curitiba, 19/11/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Ciência da Computaçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: A proposta desta tese foi desenvolver um ambiente virtual com um método de letramento para crianças surdas do 1º e 2º ano do ensino fundamental. A tese está inserida na Arquitetura de Interação Humano-Computador em Língua de Sinais (HCI-SL). A hipótese da pesquisa consistiu em: propor um ambiente adequado para crianças surdas, com recursos tecnológicos e ferramentas acessíveis, capaz de auxiliar o processo de letramento/alfabetização e que privilegie as diferenças linguísticas destas. Desenvolveu-se um protótipo navegável não funcional para um Ambiente Virtual, o Letrar, de apoio ao Letramento de crianças surdas, mediado pela LIBRAS. No ambiente, utilizou-se o Método de Letramento pela Via Direta (MLVD) da Associação Francesa de Leitura - AFL. A pesquisa-Ação anterior a esta tese comprovou a eficiência do método. Para esta tese, foram realizadas revisões de literatura de teses e dissertações da arquitetura HCI-SL, Revisões Sistemáticas de Literatura-RSL para coleta dos requisitos do Avatar - requisitos necessários de Ambiente Virtual de Aprendizagem e ferramentas comuns nos modelos de AVA-Moodle, um curso EAD de qualificação profissional em Formação Continuada de Tutores à Distância com a duração de 120 horas, a fim de utilizar um ambiente de aprendizagem na plataforma Moodle, e revisões de literatura sobre o contexto dos sujeitos surdos e letramento. Especialistas em IHC inclusiva aos Surdos avaliaram o protótipo. Desenvolveu-se a primeira versão do protótipo, e, posteriormente, o protótipo navegável que totalizou 49 (quarenta e nove) frames. Utilizaram-se, na avaliação, o Método de Inspeção Semiótica - MIS e o Método de Avaliação de Comunicabilidade - MAC, bem como Identificaram-se problemas para reajustes e melhorias futuras. Avaliaram-se as ferramentas AVA, incluídas no ambiente, por uma docente especialista que atua com o mesmo público desta tese há mais de 9 (nove) anos. Acredita-se que o ambiente desenvolvido atende às necessidades levantadas no início desta tese. O recurso de acessibilidade é oferecido com a tradução da Língua de Sinais e outros recursos que atendem a WCAG. Além disso, oferece um guia/diretriz para a elaboração das atividades e sugestões de como explorar no contexto do público Surdo. Realizou-se a análise da proposta curricular - PSLS/ 2021 para o ensino de Português como L2 para Surdos, comparando-a às atividades propostas no ambiente. Assim, revelou-se que as atividades já constantes do Ambiente se coadunam com a maioria das atividades dos cadernos da Educação Infantil, do 1º e do 2º ano. Também analisou-se a Lei n.º 14.191/2021 e suas diferenças em relação à Lei n.º 13.146/2015. Espera-se que, uma vez testado por professores e estudantes Surdos, atualizado e implementado, o ambiente Letrar possa contribuir, inicialmente, como uma ferramenta de apoio ao docente e discente em relação à aprendizagem da Língua Portuguesa escrita.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The proposal of this Thesis is inserted in the Sign Language Human-Computer Interaction Architecture (HCI-SL). The research hypothesis consisted of: proposing a suitable environment for deaf children, with technological resources and accessible tools, capable of assisting the literacy/literacy process and that favors the linguistic differences of these children. A nonfunctional navigable prototype was developed for a Virtual Environment the Letrar to support Literacy for deaf children mediated by LIBRAS. In the environment, the Direct Way Literacy Method (DWLM) of the French Reading Association - AFL was used. The Action Research prior to this thesis, proved the efficiency of the method. For this thesis, literature reviews of thesis and dissertations of the HCI-SL architecture were carried out, Systematic Literature Reviews-RSL to collect the Avatar requirements - necessary Virtual Learning Environment requirements and common tools in the AVA-Moodle models, an EAD course of professional qualification in Continuing Education of Distance Tutors lasting 120 hours, in order to use a learning environment on the Moodle platform, and literature reviews on the context of deaf subjects and literacy. The prototype was evaluated by specialists in IHC inclusive of the Deaf. The first paper version of the prototype was developed, and later the navigable prototype which totaled 49 (forty-nine) frames. The Semiotic Inspection Method - MIS and the Communicability Assessment Method - MAC, were used in the evaluation, identifying problems for readjustments and future improvements. The VLE tools included in the environment were evaluated by an expert teacher who has worked with the same audience as this thesis for more than 9 (nine) years. It is believed that the developed environment meets the needs raised at the beginning of this thesis. The accessibility feature is provided with Sign Language translation and other features that support WCAG. And, it offers a guide/guideline for the elaboration of the activities, and suggestions on how to explore the activities. The analysis of the curricular proposal - PSLS/ 2021 for the teaching of Portuguese as L2 for the Deaf was carried out and compared with the activities proposed in the environment, revealing that the activities already included in the Environment are consistent with most activities in the Early Childhood Education notebooks, 1st and 2nd year. The thesis analyzed Law nº. 14.191/2021, and their differences in relation to Law no. 13.146/2015. It is expected that, once tested by Deaf teachers and students, updated and implemented, the Letrar environment can contribute, initially, as a support tool for teachers and students for the effective literacy of deaf children, as it can serve, also, to listeners in teaching and learning the written Portuguese language.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectSurdos - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação bilinguept_BR
dc.subjectLíngua brasileira de sinaispt_BR
dc.subjectCiência da Computaçãopt_BR
dc.titleLetrar : um modelo de ambiente virtual de apoio ao ensino da língia portuguesa escrita como segunda língua para crianças surdas mediado pela Libraspt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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