A cultura científica representada por crianças da educação infantil
Date
2021Author
Silva, Geovane Santos da, 1978-
Metadata
Show full item recordSubject
Educação infantilCultura
Cultura cientifica
Matemática
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
Dissertação DigitalAbstract
Resumo: Esta pesquisa se insere no contexto do Ensino de Ciências da Natureza na EducaçãoInfantil, tendo como objetivo identificar e analisar as representações apresentadas pelas crianças sobre a cultura científica articulando com a perspectiva das culturas dainfância. A investigação, que se caracteriza como qualitativa do tipo participante, foirealizada em um Centro Municipal de Educação Infantil da Rede Municipal deEducação do Município de Pinhais, localizado no Estado do Paraná. A partir daobservação participante de caráter natural, os dados foram registrados em notas decampo pelo professor-pesquisador, além de fotografias, desenhos e composiçõesartísticas das crianças durante as atividades realizadas. Como técnica para análisedos dados, empregamos a análise de conteúdo, estabelecendo como unidade deregistro o tema, em consonância com a análise semiológica das imagens. Dascategorias analíticas semântica (13 ocorrências), sintática (12) e morfológica (8)aprendemos que, ao representar a cultura científica, as crianças atribuem formaspróprias, significados e sentidos singulares, os quais podem ser resultado deinterações com a cultura adulta, da relação entre pares, da combinação entreelementos da cultura adulta e as culturas da infância ou do misto entre o real e oimaginário infantil. Evidenciamos que uma das formas das crianças entrarem emcontato com a cultura científica é por meio de visitas a museus ou feiras de ciências,das mídias televisiva e cinematográfica, revelando potencialidades de práticas dedivulgação científica. A diversidade na forma de representação da cultura científica,além de revelar os múltiplos significados atribuídos pelas crianças, e uma relaçãoestreita entre a cultura científica e as culturas da infância, demonstraram que elas nãose limitam a reproduzir o conhecimento científico, mas que interpretam, significam,ressignificam de acordo com as relações entre pares e com os adultos, além daconvivência com o mundo físico/natural. Abstract: This research is inserted in the context of the Teaching of Nature Sciences in Early Childhood Education, aiming to identify and analyze the representations presented bychildren about scientific culture articulating with the perspective of childhood cultures.The investigation, which is characterized as a qualitative participant type, was carriedout in a Child Education Center of the Municipal Education Network of Pinhais, locatedin the State of Paraná. From the participant observation of a natural nature, theteacher-researched registered the data in field notes, in addition to photographs,drawings and artistic compositions of the children during the activities carried out. Weused content analysis, as a technique for data analysis, establishing the theme as theunit of record, in line with the semiological analysis of the images. From the semantic(13 occurrences), syntactic (12) and morphological (8) analytical categories, we learnthat, when representing scientific culture, children attribute their own forms, meaningsand singular senses, which may be the result of interactions with adult culture, therelationship between peers, the combination between elements of adult culture andchildhood cultures or the mix between the real and the child's imagination. We showthat one of the ways children can get in touch with scientific culture is by visits tomuseums or science fairs, through television and cinematographic media, revealingthe potential of scientific dissemination practices. The diversity in the form ofrepresentation of scientific culture, in addition to revealing the multiple meaningsattributed by children, and a close relationship between scientific culture and childhoodcultures, demonstrated that they are not limited to reproducing scientific knowledge,but that they interpret, they mean, they resignify according to the relationships betweenpeers and with adults, besides the physical/natural world.
Collections
- Dissertações [168]