Popularização da ciência : a pesquisa-ação como instrumento de construção do conhecimento científico e inclusão social
Abstract
Resumo: A pesquisa-ação é uma proposta metodológica que está atrelada a uma ação coletiva, com o objetivo de transformação da realidade. A popularização da ciência, por sua vez, visa instrumentalizar o cidadão para um processo participativo e decisório, retirando-o da situação de ser apenas usuário compulsório, passivo, invisibilizado e ignorado. Esses dois conceitos são estudados e aproximados entre si nesta tese, com o objetivo de entender como a pesquisa-ação pode colaborar para a democratização e a popularização da ciência, assim como para apropriação do conhecimento pelo cidadão não cientista e sua mudança de indivíduo passivo para sujeito crítico e ativo em busca de soluções científicas para seus problemas do cotidiano. Nesse sentido, realizou-se investigação sobre o estado da arte relativo aos temas envolvidos. Complementando esta pesquisa, uma revisão de literatura, especificamente sobre o que a área da Computação vem publicando e, consequentemente, praticando em relação à pesquisa-ação também foi realizada. Adicionalmente, realizou-se um levantamento identificando os projetos de pesquisa e extensão que utilizaram a pesquisa-ação como metodologia na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Cinco desses projetos de pesquisa e extensão foram escolhidos como estudos de casos e, para cada projeto, foram realizadas duas entrevistas com representantes das Universidades, e uma com um representante da comunidade. Além das entrevistas, foram levantadas e estudadas informações contidas em outros meios, como site, vídeos, fotos entre outros, que faziam referência aos projetos da UFPR estudados. As entrevistas e a observação in loco das comunidades envolvidas nos projetos analisados foram realizadas visando identificar as formas de participação de cada perfil de atores na construção do conhecimento. Como resultado, identificamos que a pesquisa-ação é um instrumento importante para a construção coletiva do conhecimento, contribuindo para a prática científica da população que vive marginalizada do saber científico. As comunidades genuinamente envolvidas na prática científica por intermédio da pesquisa-ação demonstraram um empoderamento, resultante da ação participativa nos processos de pesquisa e/ou extensão. Abstract: Action research is a methodological proposal related to collective action, with the purpose of transforming reality. The popularization of science, on the other hand, aims to equip citizens for a participatory and decision-making process, removing them from the situation of being merely a compulsory, passive, invisible and ignored user. In this thesis we investigate the relationship between these two concepts in order to understand how action research can contribute to the democratization and popularization of science, as well as to the appropriation of knowledge by non-scientist. And for the change from a passive individual to a critical and active one in search of scientific solutions to everyday problems. In this sense, an investigation was carried out on the state of the art regarding the themes of this thesis. Complementing the research presented in this work, a literature review was carried out, specifically, about publications and practices, in the field of computing, regarding action research. Additionally, a survey was carried out identifying the research and extension projects that used action research as a methodology at the Federal University of Paraná (UFPR). Five of these research and extension projects were chosen as case studies and, for each project, two interviews were conducted with representatives from the Universities, and one with a representative from the community. In addition to the interviews, information contained in other media was collected and studied, such as a website, videos, photos, among others, referring to the studied UFPR projects. The interviews and in loco observation of the communities involved in the analyzed projects were carried out in order to identify the forms of participation of each actor profile for the construction of knowledge. As a result, we identified that action research is an important instrument for the collective construction of knowledge, and it contributes to the population who have no access to scientific knowledge. The communities genuinely involved in scientific practice, through action research, demonstrated empowerment, resulting from participatory action in the research and/or extension processes. Resumen: La investigación-acción es una propuesta metodológica relacionada con la acción colectiva, con el objetivo de transformar la realidad. La popularización de la ciencia, a su vez, tiene como objetivo equipar a los ciudadanos para un proceso participativo y de toma de decisiones, sacándolos de la situación de ser un mero usuario obligatorio, pasivo, invisible e ignorado. En esta tesis investigamos la relación entre estos dos conceptos con el fin de comprender cómo la investigación-acción puede contribuir a la democratización y popularización de la ciencia, así como a la apropiación del conocimiento por parte del ciudadano no científico. Y por el cambio de un individuo pasivo a un sujeto crítico y activo en busca de soluciones científicas a los problemas cotidianos. En este sentido, se llevó a cabo una investigación sobre el estado del arte en torno a los temas involucrados. Complementando la investigación presentada en este trabajo, se realizó una revisión de la literatura, específicamente, sobre lo que el campo de la computación viene publicando y, en consecuencia, practicando en relación con la investigación-acción. Adicionalmente, se realizó una encuesta identificando los proyectos de investigación y extensión que utilizaron la investigación acción como metodología en la Universidad Federal de Paraná (UFPR). Cinco de estos proyectos de investigación y extensión fueron seleccionados como estudios de caso y, para cada proyecto, se realizaron dos entrevistas con representantes de las Universidades y una con un representante de la comunidad. Además de las entrevistas, se recopiló y estudió información contenida en otros medios, como un sitio web, videos, fotos, entre otros, referentes a los proyectos de la UFPR estudiados. Las entrevistas y observación in loco de las comunidades involucradas en los proyectos analizados se realizaron con el fin de identificar las formas de participación de cada perfil de actor para la construcción del conocimiento. Como resultado, identificamos que la investigación-acción es un instrumento importante para la construcción colectiva del conocimiento y contribuye a la práctica científica de la población que vive marginada del conocimiento científico. Las comunidades genuinamente involucradas en la práctica científica, a través de la investigación acción, demostraron un empoderamiento, resultado de la acción participativa en los procesos de investigación y / o extensión.
Collections
- Teses [129]